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Título: Representações sociais de professores de salas de recursos multifuncionais a respeito do atendimento educacional especializado
Autor(es): Pereira, Érica Nazaré Arrais Pinto
Orientador: Melo, Elda Silva do Nascimento
Palavras-chave: Representações sociais;Atendimento educacional especializado;Salas de recursos multifuncionais
Data do documento: 14-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PEREIRA, Érica Nazaré Arrais Pinto. Representações sociais de professores de salas de recursos multifuncionais a respeito do atendimento educacional especializado. 2021. 218f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Educação, Representações Sociais e Formação Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. A questão norteadora da pesquisa foi: quais as possíveis representações sociais dos professores que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais acerca do Atendimento Educacional Especializado? Assim, o objetivo voltou-se a pesquisar as representações sociais dos professores de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O recorte empírico envolveu 128 professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte que atuam na cidade do Natal. O Atendimento Educacional Especializado é garantido desde a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, inciso III, mas é com a proposição das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2001a; 2008a) que intensificam-se as discussões em torno do fazer pedagógico nos espaços de SRM. Assim, o AEE é um dos serviços destinados a subsidiar e fortalecer o processo inclusivo dos estudantes, público alvo da educação especial, conforme preconiza os dispositivos legais. Nessa perspectiva, o trabalho intenta aproximar-se do universo representacional dos sujeitos participantes da pesquisa a partir do aporte teórico-metodológico fornecido pela Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici. Para a construção dos dados partimos da Técnica de Associação Livre de Palavras, enquanto técnica projetiva que permite explorar o campo semântico a respeito do AEE e estabelecer aproximação inicial com o conteúdo das representações sociais. Por se tratar de uma teoria com abertura plurimetodológica, utilizamos ainda, questionário semiaberto, observação, diário de campo e grupo reflexivo. Para a análise dos dados, estabelecemos a interlocução entre a TRS com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009), que nos permitiu realizar a categorização e inferência dos dados, organizando-os em Espiral de Sentidos desenvolvida por Melo (2018) e colaboradores de acordo com a abordagem da Teoria do Núcleo Central proposta por Abric (1998). O percurso de pesquisa revelou um conteúdo representacional integrado a três elementos circunscritos no núcleo central: importante, inclusão e angústia. Estes elementos foram ancorados pelos professores para validar e legitimar o fazer do Atendimento Educacional Especializado, sua importância para a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial, reconhecendo as dificuldades e angústias cotidianas identificadas neste processo. Com base no estado da arte realizado, concluímos a pesquisa apontando a relevância e ineditismo do estudo, a sistematização de contribuições práticas voltadas aos profissionais da Educação Especial da rede estadual de educação do RN, ao Sistema Integrado de Gestão (Sigeduc) e deixando em aberto possíveis caminhos a pesquisas que possam dialogar com o estudo em tela.
Abstract: This work is part of the Education, Social Representations and Teacher Education Research Line linked to the Graduate Program in Education at UFRN.The guiding question of the research was: what are the possible social representations of teachers who work in Multifunctional Resource Rooms about Specialized Educational Service? Thus, the objective returned to researching the social representations of teachers in Multifunctional Resource Rooms (SRM) about Specialized Educational Service (AEE). The empirical cut involved 128 teachers from the state education system of Rio Grande do Norte who work in the city of Natal. Specialized Educational Service is guaranteed since the Federal Constitution of 1988, in its article 208, item III, but it is with the proposition of the National Guidelines for Special Education in Basic Education and the National Policy for Special Education from the Perspective of Inclusive Education (BRASIL, 2001; 2008) that intensify the discussions around the pedagogical practice in SRM spaces. Thus, AEE is one of the services designed to subsidize and strengthen the inclusive process of students, the target audience of special education, as advocated by legal provisions. In this perspective, the work attempts to approach the representational universe of the subjects participating in the research based on the theoretical-methodological support provided by the Theory of Social Representations developed by Serge Moscovici. For the construction of the data, we started with the Free Word Association Technique, as a projective technique that allows to explore the semantic field about the AEE and establish an initial approximation with the content of social representations. As it is a theory with a multi-methodological opening, we also use a semi-open questionnaire, observation, field diary and reflective group. For the analysis of the data, we established the dialogue between the TRS with the Content Analysis proposed by Bardin (2009), which allowed us to perform the categorization and inference of the data, organizing them in a Spiral of Senses developed by Melo (2018) and collaborators according to the approach of the Central Nucleus Theory proposed by Abric (1998). The research path revealed a representational content integrated with three elements circumscribed in the central nucleus: important, inclusion and anguish. These elements were anchored by teachers to validate and legitimize the doing of Specialized Educational Service, its importance for the inclusion of students targeting Special Education, recognizing the daily difficulties and anxieties identified in this process. Based on the state of the art, we concluded the research pointing out the relevance and originality of the study, the systematization of practical contributions aimed at Special Education professionals in the state education network of RN, to the Integrated Management System (Sigeduc) and leaving it open possible paths to research that can dialogue with the study on screen.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33972
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

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