Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34002
Título: Jovens de negócios: análise dos critérios de noticiabilidade no quadro Plantão JN do canal do Youtube
Título(s) alternativo(s): Jovens de negócios: analysis of newsworthiness criteria in the Plantão JN of the Youtube channel
Autor(es): Câmara, Fernando Henrique Rebouças da
Orientador: Kneipp, Valquíria Aparecida Passos
Palavras-chave: Jornalismo;Notícia;Youtube;Critérios de Noticiabilidade
Data do documento: 14-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CÂMARA, Fernando Henrique Rebouças da. Jovens de negócios: análise dos critérios de noticiabilidade no quadro Plantão JN do canal do Youtube. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Jornalismo) - Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar os critérios de noticiabilidade presentes em vídeos do canal Jovens de Negócios no YouTube. A pesquisa foi realizada em uma amostra intencional de vídeos do quadro Plantão JN do canal, que aborda temáticas relacionadas à educação financeira, um assunto que geralmente tem uma linguagem formal, mas que neste canal recebe uma roupagem jovem e descontraída. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, através da análise de vídeos. Além disso, este trabalho conta com abordagem teórica que discute teorias do jornalismo de Traquina (2005), com foco nos critérios de noticiabilidade. Os resultados indicam que os vídeos analisados apresentam elementos que confirmam a existência dos critérios de noticiabilidade utilizados na pesquisa.
Abstract: This research aims to analyze the newsworthiness criteria present in videos from the Jovens de Negócios channel on YouTube. The research was carried out on an intentional sample of videos from the Plantão JN on the channel, which addresses issues related to financial education, a topic that generally has a formal language, but which in this channel receives a young and relaxed look. For that, qualitative research was carried out, through the analysis of videos. In addition, this work has a theoretical approach that discusses journalism theories Traquina (2005), focusing on newsworthiness criteria. The results indicate that the analyzed videos have elements that confirm the existence of the newsworthiness criteria used in the research.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34002
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JovensNegociosAnaliseCriterios_Camera_2021.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons