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Título: A experiência da formulação do Plano Estratégico de Combate à Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Escolares de Santa Cruz - RN
Título(s) alternativo(s): The experience of formulating The Strategic Plan to Combat Chronic Non-Communicable Diseases in Schoolchildren from Santa Cruz – RN
Autor(es): Nascimento, Soraya Helena Penha do
Orientador: Araújo, Fábio Resende de
Palavras-chave: Doenças Crônicas Não Transmissíveis;Planejamento estratégico;Promoção da saúde na escola;Noncommunicable Diseases;Strategic Planning;School Health Services
Data do documento: 13-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NASCIMENTO, Soraya Helena Penha do. A experiência da formulação do Plano Estratégico de Combate à Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Escolares de Santa Cruz - RN. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz-RN, 2019.
Resumo: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) têm protagonizado os problemas de saúde pública nacionais e mundiais pelo aparecimento precoce e aumento da prevalência na infância, sugerindo a necessidade do planejamento de estratégias inovadoras que preparem o país para o enfretamento dessa realidade, onde a escola ganha destaque dentre os espaços destinados ao fomento das ações de promoção da alimentação e hábitos de vida saudáveis. Com isso, este trabalho objetiva relatar as experiências do processo de elaboração coletiva do Plano Estratégico de Combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Escolares de Santa Cruz-RN através do planejamento estratégico em saúde, dado que o município apresenta indicadores que não diferem da realidade nacional. Trata-se de um estudo qualitativo e transversal que realizou grupos focais com a comunidade escolar do ensino fundamental para discussão sobre os diagnósticos de saúde dos escolares e construção de mapas estratégicos para a permanência das ações educativas de alimentação e nutrição na escola. Os participantes conseguiram sugerir e estruturar propostas educativas lúdicas e intersetoriais para a elaboração do Plano com base no diagnóstico situacional através da metodologia adotada que permitiu a identificação pelos próprios participantes dos fatores facilitadores e dificultadores para a realização das ações educativas em alimentação e nutrição nas escolas e colaborou para o interesse dos envolvidos em incluir a pauta da alimentação saudável nas decisões pedagógicas. O relato dessa experiência fornece informações úteis para outras localidades que tenham interesse em desenvolver propostas similares.
Abstract: Chronic Non-communicable Diseases (CNCD) have been at the forefront of national and global public health problems due to the early onset and its increased prevalence in childhood, suggesting the need to plan innovative strategies to prepare the country to deal with this reality, where school gains prominence among the spaces destined to foment actions of promotion of healthy eating and lifestyle habits. Therefore, this paper aims to report on the experiences of the collective elaboration process of the Strategic Plan to Combat the CNCD in Schoolchildren from Santa Cruz-RN through strategic health planning, given that the municipality presents indicators that do not differ from the national reality. It is a qualitative and cross-sectional study that conducted focus groups with the elementary school community for the discussion on the schoolchildren’s health diagnoses and elaboration of strategic maps for the continuity of the educational actions of feeding and nutrition in the school. The participants were able to suggest and structure playful and intersectoral educational proposals for the elaboration of the Plan based on the situational diagnosis through the methodology adopted that allowed the participants themselves to identify the factors that facilitate and impede the accomplishment of the educational actions of food and nutrition in schools and collaborated to the interest of those involved in including the healthy eating topics in pedagogical decisions. The report of this experience provides useful information to other localities that aims to develop similar proposals.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34734
Outros identificadores: 2015036863
Aparece nas coleções:FACISA - TCC - Nutrição

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