Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35031
Title: Satisfação e importância no trabalho dos colaboradores do fórum Miguel Seabra Fagundes
Authors: Silva, Paulo Felipe Padilha da
Advisor: Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
Keywords: Satisfação;Importância;Motivação
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Paulo Felipe Padilha da. Satisfação e importância no trabalho dos colaboradores do fórum Miguel Seabra Fagundes. 2018. 52f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente trabalho teve por objetivo identificar o nível de satisfação percebida e o grau de importância atribuída pelos servidores do Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes de Natal/RN. A pesquisa contou com a participação de 154 servidores das varas de justiça que compõem o principal fórum da capital potiguar. O método foi exploratório com abordagem quantitativa e o instrumento utilizado foi baseado nos estudos de Oliveira, Nóbrega e Leone (2008) e adaptado à realidade da organização. Através de uma Escala de Satisfação de Trabalho, composta de 32 itens os servidores efetivos da organização indicaram o grau de satisfação e importância com o envolvimento com o trabalho, carreira, colegas de trabalho, a chefia e política organizacional. Em relação aos resultados obtidos, o maior grau de satisfação foi em relação ao envolvimento com o trabalho, seguido de gerência e equipe, e em menor grau em relação à política organizacional, metas e carreira dos respondentes. A maior média de grau de importância foi em relação ao envolvimento com o trabalho e em menor grau em relação à família e vida pessoal. Com o grau de importância atribuída a fatores tanto intrínsecos como extrínsecos, conclui-se que a ótima relação com a chefia, e com os colegas de trabalho identificada na pesquisa demonstra não ser suficiente para motivar e gerar satisfação para o desenvolvimento de toda a organização.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35031
Other Identifiers: 2013082624
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SatisfacaoeImportancia_Silva_2018.pdf403.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.