Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35113
Título: Comprometimento organizacional: um estudo de caso no Tribunal da Justiça do Estado do Rio Grande do Norte
Autor(es): Pinto, Raphael Andrade
Orientador: Fernandes, Leandro Trigueiro
Palavras-chave: Comprometimento organizacional;EBACO;Administração pública
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PINTO, Raphael Andrade. Comprometimento organizacional: um estudo de caso no Tribunal da Justiça do Estado do Rio Grande do Norte. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o nível de comprometimento organizacional dos chefes de secretaria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte – TJRN, para tanto foi utilizada a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO) para estudar e compreender os níveis do comprometimento presentes na organização. A pesquisa se caracterizou por ser um estudo de caso no tocante à observação da realidade da organização, e no que se refere aos objetivos, caracterizou-se como exploratória e descritiva. Para levantamento dos dados, foram aplicados questionários, com uma amostra total de 150 questionários analisados. Os níveis de comprometimento organizacional foram analisados com base nos intervalos de escores propostos por Bastos et. al. (2008). Observou-se que a base Afetiva apontou variação entre comprometimento abaixo e acima da média, a base linha consistente de atividade resultou em um comprometimento abaixo da média e as bases obrigação em permanecer, afiliativa e escassez de alternativas obtiveram um baixo comprometimento. Ao analisar as bases do comprometimento organizacional em relação aos dados demográficos da pesquisa observou-se que de forma geral, os chefes que possuem mais de 20 anos de vínculo na organização se mostraram mais comprometidos com a organização do que as outras faixas analisadas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35113
Outros identificadores: 2012909066
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaphaelAP_Monografia.pdfAdministração1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.