Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35147
Título: Inclusão de alunos com deficiência no SENAI/RN
Autor(es): Nascimento, Bruna Jéssica Silva do
Orientador: Pires, Maria Teresa Costa
Palavras-chave: Inclusão;Processo de inclusão;Educação profissional;Educação inclusiva
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NASCIMENTO, Bruna Jéssica Silva do. Inclusão de alunos com deficiência no SENAI/RN. 2016. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O propósito deste trabalho é analisar de que forma ocorre o processo de inclusão de alunos com deficiência no SENAI/RN e seus mecanismos de funcionamento. Tomando nota das formas de ingresso, processos avaliativos, bem como a adaptação e continuação do processo de aprendizagem. A inclusão além de direito garantido pela lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015, é um dever de todos que se dizem cidadãos, no que tange a educação profissional, este dever torna-se ainda mais notório. Gestores, docentes, colegas de sala de aula e toda comunidade escolar estão diretamente envolvidos e são responsáveis pelo tratamento igualitário de todos os discentes. Ao analisar os processos de ingresso de alguns alunos, vemos que as limitações físicas, intelectuais ou motoras não são vistas como dificuldade e sim uma forma de oportunizar e mostrar que quanto maior a dificuldade, maior a superação. Visando o êxito na formação desses novos profissionais, diversos experimentos em materiais tecnológicos e recursos que tornam acessível os conteúdos programáticos, foram ou estão sendo utilizados para que possa ser feita uma excelente avaliação destes alunos, falando em avaliação é imprescindível citar que 100% dos professores não utilizam o recurso de avaliar de maneira diferenciada, para todos são postos ao mesmo tipo de prova. Diante do exposto fica claro que incluir não é receber alguém diferente e tratar de forma igual e sim adaptar e possibilitar que todos tenham as mesmas condições e possam consolidar seus objetivos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35147
Outros identificadores: 2012908265
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InclusaoDeAlunos_Nascimento_2016.pdfAdministração1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.