Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35225
Título: Plano de negócios para microemprendimento de fotografia em Natal/RN
Título(s) alternativo(s): Business plan for photography microenterprise in Natal/RN
Autor(es): Silva, Francisco Leônidas da
Orientador: Carício, Marcelo Rique
Palavras-chave: Plano de negócios;Empreendedorismo;Fotografia
Data do documento: 23-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Francisco Leônidas da. Plano de negócios para microemprendimento de fotografia em Natal/RN. 2021. 48f. Monografia (Graduação em Administração) – Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Elaborar um plano de negócios é fundamental para o desenvolvimento e o sucesso de uma empresa. Com este documento, os empreendedores serão capazes de estimar os fatores que irão afetar seus negócios e auxiliar nas tomadas de decisões mitigando assim os possíveis riscos. O presente trabalho buscou desenvolver um plano de negócios para uma empresa de fotografia aonde foram detalhadas as atividades e estratégias para lidar com o meio interno e externo. Neste cenário, foi utilizado o método de estudo de caso, através da pesquisa descritiva, possibilitando identificar que deve ocorrer o investimento de mais recursos para promover seu desenvolvimento, bem como realizar ajustes legais, como por exemplo o cadastramento da empresa no programa de microempreendedor individual – MEI, bem como a importância de ter uma ferramenta de gestão financeira, como fluxo de caixa, e novas possibilidades de divulgação para tornar o negócio mais rentável.
Abstract: Developing a business plan is essential for the development and success of a company. With this document, entrepreneurs will be able to estimate the factors that will affect their business and assist in decision making, thus mitigating possible risks. The present work sought to develop a business plan for a photography company where the activities and strategies for dealing with the internal and external environment were detailed. In this scenario, the case study method was used, through descriptive research, making it possible to identify that more resources should be invested to promote its development, as well as making legal adjustments, such as registering the company in the individual microentrepreneur program. - MEI, as well as the importance of having a financial management tool, such as cash flow, and new possibilities of disclosure to make the business more profitable.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35225
Outros identificadores: 20155134986
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PlanoDeNegocios_Silva_2021.pdf711,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons