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Título: Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix
Autor(es): Silva, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da
Orientador: Feitor, Carlos David Cequeira
Palavras-chave: Binge-watching;Comportamento do consumidor;Seriados;Teoria de usos e gratificações;Netflix;Streaming
Data do documento: 20-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da. Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix. 2021. 63f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Com os avanços tecnológicos dos últimos anos e a acessibilidade de plataformas on-line, os serviços de streaming recebem cada vez mais atenção de indivíduos das mais diversas faixas etárias. Assistir a seriados na plataforma de streaming Netflix, empresa que em 2021 detém a maior parcela de mercado no Brasil e no mundo, se tornou prática recorrente para seus usuários, chegando ao ponto de assistirem mais de um episódio por dia de uma só vez. Essa prática, chamada de binge-watching ou maratona, demonstra um comportamento que, baseado na teoria de usos e gratificações, incentiva o uso da plataforma e reflete nas interações sociais do usuário. O presente estudo visa analisar o comportamento do consumo dos usuários brasileiros ativos da Netflix, identificando os fatores que mais influenciam em seu consumo e as fontes de informações utilizadas em seu processo de compra. O estudo utilizou um questionário estruturado para levantar dados sobre 374 usuários brasileiros da Netflix para compreender e analisar seu comportamento em relação à plataforma. Os resultados indicam que 88,8% dos usuários realizam binge-watching, sendo motivados e influenciados principalmente por fatores sociais como interação e integração no grupo e necessidade de escapismo para liberar tensões e se manter entretido.
Abstract: With the recent technological advances and the on-line platforms accessibility, streaming services become more popular among individuals of various ages. Watching series on the streaming platform Netflix, a company that in 2021 had the highest market share in Brazil and the world, has become an iterant practice for its users, becoming normal to watch more than one episode of a series in one sitting. This practice is called binge-watching and manifests a behaviour that, based on the uses and gratifications theory, encourages the use of the platform and reflects in the social interactions of the consumer. The study intends to analyze the consumer behaviour of brazilian active users of Netflix, identifying the factors tha influence their consumption and the information sources sought in the buying process. The study surveyed 374 brazilian Netflix users through a structured questionnaire to comprehend and analyze theis behaviour on the platform. The results indicate that 88.8% of the users tend to binge-watch, motivated and influenced by, mostly, social factors as interaction and group integration and the need to escape to relieve tensions and maintain themselves entertained.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35258
Outros identificadores: 20170065239
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