Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35265
Título: Comprometimento Organizacional: um estudo de caso no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte – TCE/RN
Autor(es): Trigueiro, Jamara Araújo
Orientador: Fernandes, Leandro Trigueiro
Palavras-chave: Comprometimento Organizacional;EBACO;Administração Pública
Data do documento: 2013
Editor: Administração
Referência: TRIGUEIRO, Jamara Araújo. Comprometimento Organizacional: um estudo de caso no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte – TCE/RN. 2013. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o nível de comprometimento dos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, para isso foi usada a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO) para analisar os tipos de comprometimento existentes na instituição. A pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva, no que tange seus objetivos, e por estudar uma única realidade foi utilizada a estratégia de estudo de caso. Foram aplicados 123 questionários, no entanto houveram 5 outliers, portanto a amostra analisada foi de 118 questionários, representando uma amostra de 26,57% do universo. Os dados foram tabulados e analisados no programa Microsoft Office Excel 2013, onde as médias dos indicadores de cada base foram multiplicadas pelos seus respectivos pesos apresentados por Bastos et al. (2008), os quais foram somados para alcançar o escore de cada base. Os escores foram considerados para classificar o nível de comprometimento segundo intervalos propostos por Bastos et al. (2008). Constatou-se que as bases Afetiva e Linha consistente de atividade apresentaram um nível de comprometimento acima da média; as bases Obrigação em Permanecer e Falta de recompensas e oportunidades exibiram um nível de comprometimento abaixo da média; as bases Afiliativa e Escassez de alternativas mostraram um baixo comprometimento e a base Obrigação pelo desempenho foi a única a apresentar um alto nível de comprometimento. O destaque dessa base pode estar relacionado a utilização efetiva da ferramenta de planejamento estratégico na instituição. Concluiu-se, ao comparar as bases de comprometimento com as características demográficas e ocupacionais, que na amostra o gênero não interferiu no nível de comprometimento e quanto ao vínculo e área funcional as bases Afiliativa, Linha consistente de atividade, Escassez de alternativas e Obrigação em permanecer tiveram algumas variações.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35265
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComprometimentoOrganizacional_Trigueiro_20132,07 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.