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Título: O uso da tecnologia da informação nos processos de recrutamento e seleção: percepções dos discentes do curso de administração da UFRN sobre redes sociais e sites especializados
Autor(es): Cardeal, Silvia Marianna Moreira
Orientador: Ramos, Anatália Saraiva Martins
Palavras-chave: Recrutamento;Seleção;Redes sociais;Sites especializados
Data do documento: 2012
Editor: Administração
Referência: CARDEAL, Silvia Marianna Moreira. O uso da tecnologia da informação nos processos de recrutamento e seleção: percepções dos discentes do curso de administração da UFRN sobre redes sociais e sites especializados. 152f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: As atividades de recrutamento e seleção on-line são de suma importância para as organizações. Isto por que o adequado suprimento de colaboradores para atuarem na organização depende diretamente do modo com que estas atividades são administradas junto ao mercado de trabalho. As escolhas dos mecanismos apropriados para captação e triagem de talentos são de suma importância para estas questões. Na atualidade a Internet, tem se revelado um importante instrumento para o gerenciamento das atividades organizacionais voltadas ao recrutamento e seleção de candidatos. Muitos estudos estão sendo desenvolvidos na academia a respeito dos benefícios e limitações atribuídos à utilização destes mecanismos por parte das empresas. Entretanto, pouco se sabe a respeito das percepções dos candidatos, principalmente em estudos voltados as ciências administrativas e em relação aos estudantes que estão buscando meios diferenciados para o ingresso no mercado de trabalho. Com o objetivo de colaborar informações relacionadas ao tema, a presente pesquisa pretendeu analisar as percepções dos discentes do curso de graduação em administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a respeito do uso das redes sociais e sites especializados no assunto, como não foi possível pesquisar todas as redes sociais e sites disponíveis no ambiente virtual para esta finalidade, as análises aqui realizadas centraram-se na utilização do Vagas.com, Catho, Facebook, Linkedin e Twitter. Os objetivos específicos deste estudo centraram-se em Caracterizar o perfil demográfico e uso de redes sociais e sites de recrutamento e seleção dos discentes; Identificar o comportamento dos discentes em relação aos mecanismos utilizados para ingressar no mercado de trabalho; Identificar a utilização de sites de recrutamento e seleção on-line (Vagas. com e Catho) e redes sociais (Linkedin, Facebook e Twitter) para a busca de oportunidades de trabalho e estágio e vantagens de desvantagens de seu uso; Identificar o nível de eficiência destes mecanismos de recrutamento e seleção virtual em comparação com os métodos tradicionalmente utilizados pelas organizações. Os resultados dos estudos revelaram que apesar de os estudantes vislumbram a Internet com uma ferramenta importante no processo de busca e candidatura a processo seletivo, considerando-a até mais eficiente que o meio tradicional, poucos confiam ou utilizam o Vagas.com, Catho, Facebook, Linkedin e Twitter para angariar oportunidades de trabalho, possuindo percepções diversas a respeito do tema.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35433
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