Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35502
Título: Tecnofobia: comportamento e possíveis sintomas em pessoas das gerações x e Baby Boomers que residem em Parnamirim-RN
Autor(es): Silva, Emerson Thiago da
Orientador: Pignataro, Thelma
Palavras-chave: Fobia;Tecnologia;Tecnofobia
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Emerson Thiago da. Tecnofobia: comportamento e possíveis sintomas em pessoas das gerações x e Baby Boomers que residem em Parnamirim-RN. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O medo é um dos principais e mais fortes sentimentos que um ser humano pode ter. Para os psicólogos e psiquiatras, o medo é algo normal, que humaniza e auxilia o homem a lembrar que ainda é homem, que possui limitações e que precisa tomar cuidado com algo que propicia o risco. No entanto, em alguns casos, esse medo pode passar dos limites da normalidade e começar a afetar de maneira negativa a vida de um indivíduo, sendo denominado de fobia. Este trabalho exploratório e descritivo, tem por objetivo Identificar o comportamento e os possíveis sintomas, típicos da tecnofobia (fobia relacionada à tecnologia), em pessoas das gerações X e Baby Boomers que residem em Parnamirim - RN. Para a obtenção dos dados da pesquisa, foi elaborado e aplicado um questionário com os cidadãos da cidade, que tinham entre 35 e 79 anos. Na análise estatística dos dados foi utilizado o programa IBM SPSS Statistics versão 20 e também o software R versão 3.3.3. Chegou-se à conclusão que, grande parte desse público (X e Baby Boomers) já sentiu ou sentem algum nível de ansiedade, desconforto e insegurança no manuseio de aparelhos tecnológicos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35502
Outros identificadores: 2013087157
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmersonTS_Monografia.pdfMonografia933,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.