Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35610
Título: Análise da satisfação dos clientes de um restaurante e pizzaria: Um estudo de caso na cidade de Parnamirim no Rio Grande do Norte
Autor(es): Tavares, Wendell de Melo
Orientador: Pignataro, Thelma
Palavras-chave: Satisfação. Marketing. Serviço. Qualidade.
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: TAVARES, Wendell de Melo. Análise da satisfação dos clientes de um restaurante e pizzaria: um estudo de caso na cidade de Parnamirim no Rio Grande do Norte. 2019. 61f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a satisfação dos clientes de um restaurante localizado na cidade de Parnamirim-RN, na relação de troca com seu público. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória descritiva, onde, através da utilização de um questionário aplicado aos clientes frequentadores do restaurante obtiveram-se dados para análises de quesitos tais quais: perfil dos clientes, atributos do ambiente físico, qualidade dos produtos e aspectos de atendimento. O questionário foi distribuído no horário de funcionamento do restaurante, tanto em papel impresso, para preenchimento manual, como disponibilizado em versão online através de QR CODE. Os clientes puderam indicar sua percepção frente a satisfação percebida utilizando indicadores como: ótimo, bom, ruim, péssimo, indiferente. Foram ainda aplicadas outras formas de questionamento como perguntas dicotômicas (sim/não) e também pergunta aberta. O plano amostral contou com 71 entrevistados configurando uma amostra não probabilística e por conveniência. As análises estatísticas foram realizadas em duas etapas, a primeira foi uma análise exploratória e descritiva dos dados das variáveis de estudo e a segunda a aplicação a técnica do teste Qui-Quadrado para amostras independentes. Através da leitura e análise dos dados, observou-se que o nível de satisfação dos clientes do restaurante é significativamente alto e a relação de troca com o púbico externo é positiva. Alguns pontos, no entanto, como: iluminação, variação do cardápio e disposição dos garçons, devem ser alvo de maior atenção por parte da administração do restaurante. Embasado nas percepções dos clientes, algumas sugestões puderam ser apresentadas de modo a corroborar com o funcionamento e crescimento do estabelecimento.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35610
Outros identificadores: 2011032605
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SatisfacaoClienteRestaurante_Tavares_2019659,37 kBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons