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Título: Ocorrência de alterações audiológicas em escolares de uma cidade do Nordeste Brasileiro
Título(s) alternativo(s): Occurrence of audiological changes in schoolchildren in a city in Northeastern Brazil
Autor(es): Farias, Thainá Ruth França de
Orientador: Balen, Sheila Andreoli
Palavras-chave: Perda auditiva. Serviços de Saúde Escolar. Estudantes. Cuidado da criança.
Data do documento: 23-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FARIAS, Thainá Ruth França de. Ocorrência de alterações audiológicas em escolares de uma cidade do Nordeste Brasileiro. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Introdução: A perda auditiva é um dos principais transtornos que afetam a comunicação, de tal maneira que essa dificuldade em escolares pode ampliar os desafios acadêmicos. A triagem auditiva nessa faixa etária pode diminuir os impactos da perda auditiva e permitir uma intervenção precoce. Objetivo: Avaliar a ocorrência de alterações audiológicas em escolares de uma cidade do Nordeste Brasileiro. Metodologia: Estudo transversal que avaliou 278 escolares entre 6 e 18 anos de uma escola pública, dos quais 184 compuseram a amostra. Estes foram avaliados por um protocolo de triagem composto por timpanometria, emissões otoacústicas por produto de distorção e audiometria tonal liminar. Resultados: 9,35% (52) das orelhas avaliadas inicialmente tinham oclusão ocasionada por cerume. Dos escolares que compuseram a amostra, 15,76% (29) foram identificados com perda auditiva falhando em pelo menos um procedimento em uma orelha. A ocorrência de alterações isoladas nos escolares foi de 5,43% (10), 4,89% (9) e 9,24% (17) na timpanometria, emissões e audiometria, respectivamente. Apenas um escolar apresentou falha nos três procedimentos. Conclusão: Este estudo identificou a ocorrência de 15,76% de alterações auditivas em escolares de uma cidade do Nordeste brasileiro, além da presença de 52 orelhas (9,35%) com cerume. Na análise isolada dos procedimentos estudados, a audiometria identificou maior ocorrência de alterações audiológicas em comparação à timpanometria e às emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção.
Abstract: Background: Hearing loss is one of the main disorders that affect communication, in such a way that this difficulty in students can increase academic challenges. Hearing screening in this age group can decrease the impacts of hearing loss and allow early intervention. Objective: To evaluate the occurrence of audiological changes in schoolchildren in a city in the Northeast of Brazil. Methods: A cross-sectional study that evaluated 278 students aged 6 to 18 years from a public school, of which 184 were included in the sample. These were evaluated by a screening protocol composed of tympanometry, distortion product otoacoustic emissions and tonal audiometry. Results: 9.35% (52) of the ears initially evaluated had cerumen occlusion. Of the students who composed the sample, 15.76% (29) were identified with hearing loss in at least one procedure in one ear. The occurrence of isolated changes in schoolchildren was 5.43% (10), 4.89% (9) and 9.24% (17) in tympanometry, emissions and audiometry, respectively. Only one student had a failure in the three procedures. Conclusion: This study identified the occurrence of 15.76% of hearing changes in schoolchildren in a city in the Northeast of Brazil, in addition to the presence of 52 ears (9.35%) with cerumen. In the processing analysis of the studied procedures, audiometry identifies the greater occurrence of audiological changes compared to tympanometry and as otoacoustic evoked by distortion product.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36000
Outros identificadores: 20170012370
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Fonoaudiologia

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