Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36288
Título: Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no Centro Educacional Dom Bosco: uma avaliação a partir da percepção dos diferentes atores envolvidos
Autor(es): Costa, Nayara Alenne Silva
Orientador: Alves, Mônica Maria Calixto de Farias
Palavras-chave: Assistência Social;Centro Educacional Dom Bosco;Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;Avaliação;Família
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: COSTA, Nayara Alenne Silva. Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no Centro Educacional Dom Bosco: uma avaliação a partir da percepção dos diferentes atores envolvidos. 2016. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, enquanto um serviço socioassistencial, pode ser considerado como uma linha de ação extremamente importante na proteção das famílias usuárias, tendo em vista o seu caráter preventivo e vertente sociofamiliar. Conforme os avanços expostos na Constituição Federal de 1988, a Assistência Social, agora vista como um direito de quem dela necessitar, deve ser garantida pelo Estado. Apesar disso, grande parte dos serviços dessa política é realizada por Organizações não governamentais. Diante disso, nesse trabalho, apresentaremos o Centro Educacional Dom Bosco, uma instituição não governamental e de Assistência Social, executora do SCFV. Além de apresentá- la, temos o intuito de avaliar o serviço prestado por ela, a partir da percepção dos diversos atores envolvidos, a fim de saber se os objetivos institucionais estão em conformidade com a política da qual falamos e conhecer os seus pontos positivos e negativos, possibilitando um maior entendimento do trabalho realizado pelo CEDB e a importância que ele tem para os maiores interessados, seus usuários, demonstrada através dos impactos que o mesmo ocasiona na vida das famílias assistidas e da sociedade. Dessa forma, buscamos compreender a maneira como alguns gestores, educadores, crianças e famílias usuárias do serviço o enxerga, através de intervenções realizadas em momentos distintos, particularizando também a percepção e lugar do Serviço Social da instituição em questão. A partir da avaliação realizada, constatamos a necessidade de fortalecimento do vínculo do CEDB com as famílias usuárias, além da necessidade de repensar algumas questões para melhoria dos serviços prestados cotidianamente.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36288
Outros identificadores: 2012961656
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NayaraASC_Monografia.PDFServiço Social1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.