Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36497
Título: Ventres sem leis: os rumos do parto humanizado no Brasil e o combate à violência obstétrica
Autor(es): Oliveira, Lais Tainá Trindade
Orientador: Diniz, Maria Ilidiana
Palavras-chave: Violência obstétrica. Direitos sexuais e reprodutivos. Parto humanizado.;Obstetric violence. Sexual and reproductive rights. Humanized delivery
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Lais Tainá Trindade. Ventres sem leis: os rumos do parto humanizado no Brasil e o combate à violência obstétrica. 2019. 74f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social, Natal, RN, 2019.
Resumo: O presente estudo aborda aspectos da violência obstétrica a partir de uma perspectiva histórica e cultural que envolve a mulher e a parturição, desde os primórdios até os dias atuais, tendo como eixos de análises a apropriação dos corpos das mulheres oriunda das relações desiguais de gênero fundado no sistema patriarcal/capitalista e racista, os direitos sexuais e reprodutivos como direitos humanos na vida das mulheres e a violência obstétrica como negação de tais direitos. Aborda aspectos da institucionalização do parto e o modelo obstétrico contemporâneo, apontando os instrumentos legais de proteção à mulher em países da América Latina como Argentina, Venezuela e particularizando o Brasil, traçando os rumos para a humanização do parto e para o enfrentamento de tal violência. Teve como objetivo geral, analisar os aspectos teóricos, políticos e jurídicos em torno das violências obstétricas, apreender como se materializa as possíveis violações dos direitos básicos da mulher parturiente, investigar os principais marcos legais em torno da violência obstétrica, a partir de leis, projetos de leis e resoluções, além de identificar as principais elaborações teóricas que versam sobre essa problemática, com intuito de dar visibilidade a discussão, informar as mulheres sobre os seus direitos e buscar possíveis formas de enfrentamento. O interesse pela temática se deu através da experiência obstétrica da autora, vitimizada por tal violência. Nesse sentido, buscando uma abordagem que possibilitasse ver além do objeto imediato e considerando todas as questões que o cercam em sua totalidade, o caminho teórico-metodológico, escolhido para apreender o objeto foi à análise qualitativa, baseada no método crítico dialético, que se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa possibilitou compreender a temática estudada como sendo uma violência naturalizada e pouco conhecida pelas mulheres e sociedade em geral, necessitando, dessa forma, avançar no sentido legal e informativo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36497
Outros identificadores: 2015071209
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VentresSemLeis_Oliveira_2019708,07 kBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons