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dc.contributor.advisorElali, Gleice Azambuja
dc.contributor.authorRamos, Marina Bezerril Régis
dc.date.accessioned2015-08-24T16:43:14Z
dc.date.accessioned2021-09-20T19:52:44Z-
dc.date.available2015-08-24T16:43:14Z
dc.date.available2021-09-20T19:52:44Z-
dc.date.issued2015-06-19
dc.identifier2009028040pr_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Marina Bezerril Régis. Integrando saberes: Uma experiência de projeto participativo no ambiente escolar da EEHR. 2015. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015pr_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36811-
dc.description.abstractThe study aims to develop a preliminary study of intervention in open spaces and built environment in the Escola Estadual Hegésippo Reis, in Nova Descoberta, Natal, RN, through the participatory process and an interactionist approach, where the main users (children, teachers, employees and managers) are integrated to the process of space’s transformation, and the architecture’s student acted as a mediator technical process. Participatory and inclusive methods of social interaction were used in order to enhance the ability of perception and spatial creativity of users, and the way to promote their autonomy and social empowerment. More than target concrete results, the final project values the process of reflection on the meaning of producing a more consistent architectural design with the values and needs of a group, developing environmental education through the exchange of experiences.pr_BR
dc.languagept_BRpr_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepr_BR
dc.subjectProjeto participativopr_BR
dc.subjectProjeto de arquiteturapr_BR
dc.titleIntegrando saberes: uma experiência de projeto participativo no ambiente escolar da EEHRpr_BR
dc.typebachelorThesispr_BR
dc.publisher.countryBrasilpr_BR
dc.publisher.initialsUFRNpr_BR
dc.description.resumoO trabalho se propõe a desenvolver um estudo preliminar para intervenção nos espaços livres e no ambiente construído na Escola Estadual Hegésippo Reis, Nova Descoberta, Natal, RN, através do processo participativo e de uma abordagem interacionista, onde os principais usuários (crianças, professores, funcionários e gestores) se integram ao processo de transformação do espaço, e a estudante de arquitetura atuou como técnica mediadora do processo. Foram utilizadas metodologias de interação social – participativas, inclusivas – com o objetivo de potencializar a capacidade de percepção e criatividade espacial dos usuários, e caminho para promover sua autonomia e o empoderamento social. Mais do que visar resultados concretos, o TFG valoriza o processo de reflexão sobre o significado de produzir uma arquitetura escolar mais condizente com os valores e necessidades de um grupo, desenvolvendo a educação ambiental por meio da troca de experiênciaspr_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopr_BR
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