Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36898
Título: Corredor natural municipal da Lagoinha: proposta de corredor verde interligando as ZPAs 02 e 05 no bairro de Capim Macio, Natal/RN
Autor(es): Capistrano, Daniel Antunes de Melo
Orientador: Medeiros, Eugênio Mariano Fonseca de
Palavras-chave: Paisagismo de macroescala - Monografia;Ecologia urbana - Monografia;Corredor verde - Monografia
Data do documento: 27-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CAPISTRANO, Daniel Antunes de Melo. Corredor natural municipal da Lagoinha: proposta de corredor verde interligando as ZPAs 02 e 05 no bairro de Capim Macio, Natal/RN. 2019. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca por vias projetuais desenvolver uma solução para a fragmentação das áreas verdes dentro da cidade de Natal/RN, em especial conectando as ZPAs 02 e 05 através de um conjunto de áreas livres presentes no bairro Capim Macio, promovendo também o bem-estar físico e psicológico, além da educação ambiental. As questões tocantes à problemas ambientais têm se tornado cada vez mais perceptíveis no cotidiano das grandes cidades. Frente a isso, mecanismos de defesa do patrimônio natural como o estabelecimento de Áreas de Preservação Permanente e Zonas de Proteção Ambiental foram incorporadas aos Planos Diretores, a fim de preservar as frágeis áreas verdes. Apesar disso ainda existe a necessidade de estabelecimento de mecanismos de proteção e promoção da biodiversidade, fato que se deve aos sucessivos ataques às APPs e ZPAs, principalmente em seus limites. As tentativas de suprimir e sufocar essas áreas impactam diretamente no tráfego de animais e sementes e por consequência atingem a biodiversidade da cidade. Por esses motivos, o estabelecimento de conexões entre as áreas componentes do sistema de áreas verdes se torna imprescindível para a manutenção de um meio ambiente equilibrado e saudável.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36898
Outros identificadores: 2015002542
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFG- Parque Linear da lagoinha (versão final).pdf9,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons