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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37335
Title: | Aplicativo para sondagem de públicos em museus |
Other Titles: | Software for Research On Museum Visitors |
Authors: | Amaral, Marina Pereira Farias do Silva, Bruno Santana da Bessa, Olavo Fontes Magalhães |
Keywords: | Museu;Pesquisa de público;Aplicativo móvel;Avaliação de interface;Design de interface;Museum;Research on visitors;Mobile app;User interface evaluation;User interface design |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | AMARAL, M. P. F.; SILVA, B. S.; BESSA, O. F. M. Aplicativo para sondagem de públicos em museus. Design e Tecnologia, v. 11, n. 22, p. 116-138, 30 jun. 2021. https://doi.org/10.23972/det2021iss22pp116-138 |
Portuguese Abstract: | Museus precisam conhecer seus públicos para terem condições de estabelecer uma comunicação eficiente e eficaz com eles, por isso a sondagem de público é uma atividade importante para orientar a oferta de serviços nessas instituições. Apesar de as tecnologias de informação e comunicação estarem sendo utilizadas em museus, elas ainda têm contribuído pouco com a pesquisa de públicos. Este trabalho apresenta o projeto de um aplicativo para coletar dados dos públicos que visitam o Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Empregou-se a metodologia do design de interação para manter o foco no usuário e na sua experiência de uso durante a concepção da solução digital. Os métodos de pesquisa desk e entrevista foram utilizados para aprender sobre o histórico, o contexto e as necessidades do museu considerados na definição dos requisitos do projeto. Em seguida, concentrou-se na concepção da interação para definir as perguntas do questionário, o que e em qual ordem o usuário e o sistema poderão interagir durante o uso. A solução de interação foi registrada em um protótipo de baixa fidelidade para passar por uma avaliação formativa, empregando os métodos de avaliação em protótipos de papel e grupo focal. A solução de interação foi revisada para orientar a concepção da interface, que definiu como a interação será representada (configurada) na fronteira entre usuário e sistema. A concepção da interface considerou eficiência, facilidade de aprendizado, controle e liberdade do usuário, legibilidade, leiturabilidade e consistência visual. Um protótipo de alta fidelidade foi construído para viabilizar uma avaliação somativa com o teste de usabilidade. A solução digital resultante tem potencial de ser útil para o museu, com baixo custo, grande flexibilidade, grande facilidade de atualização e de análise dos dados; o que possibilita uma melhor gestão do museu a curto, médio e longo prazo. |
Abstract: | Museums need to know about their visitors in order to establish with them an efficient and effective communication. So, research on visitors is an important activity to guide what kind of services these institutions should offer. Although informational and communicational technologies are being used in museums, they still make little contribution to the research on visitors. This paper presents a project that focuses on a mobile application to collect data from the visitor of the Câmara Cascudo Museum at Federal University of Rio Grande do Norte. An interaction design methodology was applied to maintain focus on the user’s experience while conceiving a digital solution. The desk and interview research methods were used to learn about the history, context, and needs around the museum; topics that should be considered when defining the project requirements. We then focused on the conception of the interaction to define the questionnaire queries, as well in which and in what order the user and the system interact during the use. The interaction solution was registered in a low fidelity prototype to undergo a formative evaluation by using the evaluation methods in paper prototypes and focal groups. The interaction solution was revised to guide the interface design conception, which defined the way the interaction would be represented (configured) at the boundary between user and system. The interface design considered efficiency, ease of learning, control and freedom of the user, legibility, readability and visual consistency. By means of a high-fidelity interactive prototype, a usability test was carried on to enable a summative evaluation. The achieved digital solution has potential to be useful for the museum, with low cost, high flexibility, easy both updating and data analysis. This tool shall improve the management of the museum in the short, medium and long term. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37335 |
ISSN: | 2178-1974 |
Appears in Collections: | IMD - Artigos publicados em periódicos |
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