Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37344
Title: A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”
Authors: Taveira, Marcelo da Silva
Almeida, Antonio Rafael Barbosa de
Keywords: Marketing turístico;Tourist Marketing;Promoção turística;Tourist promotion;Polo Seridó;Polo Seridó
Issue Date: 2019
Publisher: Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible
Citation: TAVEIRA, Marcelo da Silva; ALMEIDA, Antonio Rafael Barbosa de. A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”. Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible, [s. l.], v. 12, n. 27, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/turydes/27/polo-serido.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.
Portuguese Abstract: O Polo Seridó constitui-se enquanto uma das instâncias de governança turística do Rio Grande do Norte que ainda não tem no turismo uma atividade econômica consolidada. Contudo, a inclusão dessa região numa das mais recentes campanhas de divulgação turística do estado fez despertar as oportunidades em torno dessa atividade, ao mesmo tempo em que possibilitou a observação sobre os aspectos e elementos destacados em sua comunicação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir a inserção e a representação do Polo Turístico Seridó no vídeo promocional intitulado “Tudo começa aqui”, que integra a atual campanha de divulgação turística potiguar. Para tanto, o estudo baseia-se numa abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados foi realizada de modo descritivo na intenção de encontrar os elementos destacados e omitidos na ação promocional oficial do Governo do Estado. Como resultado, evidencia-se a representação do polo de modo concentrado em apenas quatro dos 10 municípios que compõem o polo turístico e a ênfase na comunicação dos aspectos intrínsecos à cultura e à natureza da região, ao passo em que a infraestrutura e os serviços e equipamentos turísticos são pouco ressaltados
Abstract: The Polo Seridó constitutes one of the instances of tourist governance of Rio Grande do Norte that does not yet have a consolidated economic activity in tourism. However, the inclusion of this region in one of the most recent tourism publicity campaigns of the state has awakened the opportunities around this activity, while at the same time making it possible to observe the elements highlighted in its official communication. In this way, this work aims to discuss the insertion and representation of the Seridó Tourist Pole in the promotional video titled "Everything starts here", which is part of the current Potiguar tourism promotion campaign. Therefore, the study is based on a qualitative approach, using bibliographical and documentary research. The analysis of the data was made in a descriptive way in the intention to find the elements highlighted and omitted in the official promotional action of the State Government. As a result, it is evident the representation of the pole in a concentrated way in only four of the ten municipalities that compose the tourist pole and the emphasis in the communication of the aspects intrinsic to the culture and the nature of the region, whereas the infrastructure and the services and tourist facilities are scarcely stressed
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37344
ISSN: 1988-5261
Appears in Collections:FELCS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarketingTurísticoRN_Taveira_2019.pdf315,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.