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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37403
Título: | Diagnóstico da percepção sobre resíduos sólidos em uma escola municipal do agreste potiguar |
Título(s) alternativo(s): | Diagnosis of perception about solid waste in a municipal school in agreste potiguar |
Autor(es): | Lima, Fernanda Mendonça |
Orientador: | Cunha, Paulo Eduardo Vieira |
Palavras-chave: | Educação Ambiental;Educação Ambiental;Projetos ambientais;Projetos ambientais;Ambiente escolar;Ambiente escolar |
Data do documento: | 10-Set-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | LIMA, Fernanda Mendonça. Diagnóstico da percepção sobre resíduos sólidos em uma escola municipal do agreste potiguar. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
Resumo: | A educação ambiental é uma ferramenta importante para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais existentes em nossa sociedade. A análise da percepção ambiental é de suma importância para o diagnóstico da situação de uma comunidade em relação ao meio, avaliando a valorização dos recursos naturais e o entendimento sobre como um ambiente saudável interfere no bem estar deuma comunidade. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção ambiental dos alunos da Escola Municipal Dinarte de Medeiros Mariz, localizada no município de Brejinho/RN, a fim de propor melhorias na comunidade escolar através de sugestões de práticas de ações de educação ambiental para seus membros. A metodologia consistiu-se na aplicação de questionários com enfoque ambiental aos alunos para coleta de dados e posterior análise do nível de percepção dos membros da comunidade escolar. De acordo com os resultados obtidos nas análises dos questionários aplicados observou-se a necessidade de incentivo por parte da administração escolar referente a temática ambiental, mais precisamente no que se refere aos resíduos sólidos na escola, sendo assim, faz-se necessário o aumento do engajamento dos alunos e professores emdar continuidade aos projetos existentes. Por fim, os resultados da pesquisa foram utilizados como embasamento para propostas de novas ações que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável da escola, aprimoramento da percepção ambiental dosseus membros e propor ações que embora simples, quando bem executadas, conduzem a uma maior conscientização ambiental. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37403 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Ambiental |
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