Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37403
Título: Diagnóstico da percepção sobre resíduos sólidos em uma escola municipal do agreste potiguar
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of perception about solid waste in a municipal school in agreste potiguar
Autor(es): Lima, Fernanda Mendonça
Orientador: Cunha, Paulo Eduardo Vieira
Palavras-chave: Educação Ambiental;Educação Ambiental;Projetos ambientais;Projetos ambientais;Ambiente escolar;Ambiente escolar
Data do documento: 10-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Fernanda Mendonça. Diagnóstico da percepção sobre resíduos sólidos em uma escola municipal do agreste potiguar. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: A educação ambiental é uma ferramenta importante para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais existentes em nossa sociedade. A análise da percepção ambiental é de suma importância para o diagnóstico da situação de uma comunidade em relação ao meio, avaliando a valorização dos recursos naturais e o entendimento sobre como um ambiente saudável interfere no bem estar deuma comunidade. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção ambiental dos alunos da Escola Municipal Dinarte de Medeiros Mariz, localizada no município de Brejinho/RN, a fim de propor melhorias na comunidade escolar através de sugestões de práticas de ações de educação ambiental para seus membros. A metodologia consistiu-se na aplicação de questionários com enfoque ambiental aos alunos para coleta de dados e posterior análise do nível de percepção dos membros da comunidade escolar. De acordo com os resultados obtidos nas análises dos questionários aplicados observou-se a necessidade de incentivo por parte da administração escolar referente a temática ambiental, mais precisamente no que se refere aos resíduos sólidos na escola, sendo assim, faz-se necessário o aumento do engajamento dos alunos e professores emdar continuidade aos projetos existentes. Por fim, os resultados da pesquisa foram utilizados como embasamento para propostas de novas ações que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável da escola, aprimoramento da percepção ambiental dosseus membros e propor ações que embora simples, quando bem executadas, conduzem a uma maior conscientização ambiental.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37403
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiagnosticoPercepcaoResiduos_Lima_2021.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.