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Título: Algoritmos Narrativos e Ferramenta Scratch no Auxílio da Interpretação de Textos em Turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Fernandes, Wanessa
Orientador: Melo, Jacicleide
Palavras-chave: Algoritmos Narrativos;Ensino e Aprendizagem;Ferramenta Scratch;Interpretação Textual;Narrative Algorithm;Programming Language Scratch;Teaching-Learning;Textual Interpretation
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FERNANDES, Wanessa Silva. Algoritmos Narrativos e Ferramenta Scratch no auxílio da interpretação de textos em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2019.
Resumo: O uso da tecnologia em sala de aula tem trazido ótimos resultados, podendo tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso e desafiante. Baseado no potencial das Tecnologias Educacionais, este trabalho apresenta resultados de um Plano de Intervenção aplicado com crianças em idades entre 9 e 15 anos de uma escola pública de Caicó/RN. A pesquisa tem como objeto de estudo o uso ferramenta Scratch e suas contribuições para o desenvolvimento e aplicação de interpretação textual com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas. Neste sentido, terá como norte responder a seguinte questão: O trabalho com Algoritmos, especificamente os descritivos-narrativos, utilizados para a criação de jogos na ferramenta de programação visual Scratch, traz quais benefícios para o desenvolvimento de habilidades e interpretação textual com alunos do Ensino Fundamental I? Diante desta questão instigadora, têm-se como objetivos de pesquisa: Investigar as contribuições da construção de algoritmos narrativos e uso da ferramenta Scratch para a interpretação de textos e Analisar os benefícios da criação de jogos digitais simplificados na ferramenta Scratch para interpretação e leitura de textos com alunos que estão em processo de alfabetização e letramento. Para isso, foram utilizados dados a partir de uma pesquisa com abordagens qualitativa que se configurou como um estudo de caso a qual norteou um Plano de Intervenção que foi desenvolvido durante seis meses no período de abril a outubro de 2019, somando 20 encontros com duração entre 1 a 4 horas cada. Para aprofundamento da metodologia, o trabalho está referenciado em estudos da legislação e documentos oficiais educacionais brasileiros, assim como em Neves, J. (1996) e De Araújo (2002), a fundamentação teórica sobre a temática em questão ancora-se em Mello (2019); Martins (2018); Melo et al (2016); Schaeffer (2016); Marji (2014), entre outros que estuda sobre algoritmos narrativos e ferramenta Scratch. Os resultados evidenciam que o ambiente de programação Scratch, pode ser utilizado com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental porque, dentre as diversas possibilidades de criações na ferramenta, ele traz contribuição para práticas de interpretação textual de forma criativa e colaborativa.
Abstract: The use of technologies in the classroom brings great results and can make the learning process more enjoyable and challenging. Based on the potential of Educational Technologies, this research has as purpose to present reports and results of an Intervention Plan applied to children from 9 up to 15 years of age from a public school in Caicó / RN. The research has as object of study the use of Scratch tool and its contributions to the development and application of textual interpretation with elementary students in public schools. In this regard, will have as question: Algorithms, specifically the narrative-descriptive, used for the creation of games in the visual programming tool Scratch, has some benefit for the development of textual interpretation with elementary students? Its objectives: To investigate the contributions that the construction of narrative algorithms and the use of the Scratch tool has for text interpretation and to analyze the benefits of creating simplified digital games in the Scratch tool for text interpretation and reading with students who are in the process of literacy. It was made use of data from research approach qualitative and quantitative that was configured as a case study which guided an Intervention Plan that was developed over six months. To deepen the methodology, the work is referenced in studies of the legislation and norms of Brazilian education, as well as studies by Neves, JL (1996) and De Araújo (2002), as a theoretical foundation in Mello (2019); Martins (2018); Melo, Tedesco and Gomes (2016); Schaeffer (2016); Marji (2014) and others who studies about algorithms and Scratch tool.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37716
Outros identificadores: 2016062741
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Pedagogia

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