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Título: Neuroeducação e discalculia: possibilidades pedagógicas
Autor(es): Santos, Saulo Francisco de Figueiredo
Orientador: Freire, Kátia Regina Costa Lopes
Palavras-chave: Discalculia;Educação;Transtorno de aprendizagem;Neuroeducação
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Saulo Francisco de Figueiredo. Neuroeducaçãoe discalculia: possibilidades pedagógicas. Caicó, RN: 2021. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó.
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa iniciada em 2018, suscitando a reflexão acerca da interferência da Discalculia na vida dos alunos em idade escolar. Desse modo, tendo o intuito de favorecer a visibilidade destinada aos alunos que têm transtornos de aprendizagem, em especial, pessoas com Discalculia, ampliando o olhar para dentro e fora do ambiente escolar. Para isso, inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, e posteriormente, aprofundada em uma perspectiva de pesquisa-ação relacionando os conhecimentos teóricos com as realidades vivenciadas pelos alunos com discalculia. Tendo como objetivo investigar a temática escolhida baseando-se nas experiências que serão construídas no decorrer do trabalho, analisando as rotinas desses alunos inseridos em seu ambiente escolar. As fundamentações teóricas compõem-se de uma linha de estudiosos que contribuem diretamente para a compreensão do conceito da temática e principalmente sobre a atuação do cérebro frente ao transtorno, sendo alguns dos autores: Santos (2017) e Lent (2010). Outrossim, utilizando como peça chave a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) de Reuven Feuerstein (2014), que suscita o favorecimento de mecanismos viáveis para o desfecho de uma análise, além de beneficiar o auxilio aos alunos com Discalculia na práxis de suas atividades pedagógicas, sendo exemplos: questionários exploratórios, tecnologias assistivas, material dourado e jogos pedagógicos. Sendo assim, as intervenções com a aluna duraram aproximadamente seis meses, tempo suficientes para assimilar as observações participantes, propiciando as informações necessárias contribuíram para a análise dos dados. A partir destes gráficos, elencam-se as principais contribuições de quatro educandos da Educação Básica na pesquisa monográfica que resultou nesse trabalho, dois com discalculia respaldados com parecer profissional e dois sem discalculia. Por fim, por meio das observações e vivências conclui-se que as alunas observadas responderam melhor a estímulos de atividades que são mais atrativas e despertam seus interesses individuais, contribuindo para sinais de desenvolvimento e consequentemente, amenizando as limitações recorrentes das barreiras pré-existentes.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37743
Outros identificadores: 20170106430
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Pedagogia

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