Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37905
Título: Pomodoro: sistema de monitoramento e controle de umidade do solo para o cultivo de tomate em estufa
Autor(es): Galvão Junior, Joffrey Peyrac de Albuquerque
Orientador: Teixeira, Leonardo Rodrigues de Lima
Palavras-chave: Automação em estufa;Controle de umidade de solo;Aplicativo móvel;Greenhouse automation;Soil moisture control;Mobile application
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GALVÃO JUNIOR, Joffrey Peyrac de Albuquerque. Pomodoro: sistema de monitoramento e controle de umidade do solo para o cultivo de tomate em estufa. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento e Sistemas) - Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de controle de umidade do solo a partir da leitura de sensores, usando materiais de baixo custo e tecnologia sem fio para o módulo sensor. Adicionalmente, foi desenvolvida uma estratégia de transmissão do conjunto de dados de umidade salvo no sistema local em estufa para um banco de dados em nuvem usando um aplicativo Android, considerando o fato do sistema estar localizado em um ambiente sem conexão com a internet. Os dados salvos em nuvem são utilizados na geração de gráficos para estudos dos profissionais da área agrícola.
Abstract: This paper presents the development of a soil moisture control system from the reading of sensors, using low cost materials and wireless technology for the sensor module. In addition, a strategy was developed to transmit the moisture data set saved in the local greenhouse system to a cloud database using an Android application, considering that the system is located in an environment without an internet connection. Data saved in the cloud is used in the generation of graphs for studies by agricultural professionals.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37905
Outros identificadores: 2015088609
Aparece nas coleções:EAJ - TCC - Análise e desenvolvimento de sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POMODORO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE DE UMIDADE DO SOLO PARA O CULTIVO DE TOMATE EM ESTUFA MONOGRAFIA JOFFREY.pdfPomodoro_Joffrey_20182,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons