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Título: A matemática recreativa e suas potencialidades didático-pedagógicas à luz da teoria da objetivação
Autor(es): Bezerra, Maria da Conceição Alves
Orientador: Morey, Bernadete Barbosa
Palavras-chave: Matemática recreativa;Teoria da objetivação;Formação de professores de matemática
Data do documento: 20-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BEZERRA, Maria da Conceição Alves. A matemática recreativa e suas potencialidades didático-pedagógicas à luz da teoria da objetivação. 2021. 217f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Esta pesquisa faz um estudo sobre Matemática Recreativa, abordando seus aspectos conceituais, didático-pedagógicos e as tarefas mais frequentes: jogos, quebra-cabeças matemáticos e Problemas Recreativos. A questão norteadora da pesquisa é: quais características da Matemática Recreativa podem ser evidenciadas por meio dos princípios da Teoria da Objetivação, potencializando seu uso em sala de aula? Como objetivo de pesquisa, nos propusemos a investigar contribuições teórico-metodológicas da Teoria da Objetivação para a proposição de tarefas de Matemática Recreativa em sala de aula. Nesse contexto, a tese estabelecida é que tarefas de Matemática Recreativa, elaboradas com base no Labor conjunto e na Ética Comunitária da Teoria da Objetivação, contribuem a formação matemática do estudante como cidadão em uma coletividade histórico-cultural. Para tal, realizamos um mapeamento de pesquisas em Matemática Recreativa a partir de Teses e Dissertações produzidas entre 1994 e 2018. Esse mapeamento contribuiu para a compreensão da Matemática Recreativa como uma abordagem metodológica que pode proporcionar motivação, prazer e diversão, entre outros aspectos positivos. Esse estudo possui uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, utiliza o método de análise multimodal e está fundamentado na Teoria da Objetivação. Assim, organizamos a proposta Didático-Pedagógica à luz da Teoria da Objetivação, de modo a apresentar aos estudantes de Licenciatura em Matemática a Matemática Recreativa em suas vertentes mais relevantes, tanto do ponto de vista de resolução de problemas como de reflexões pedagógicas. Desse modo, desenvolvemos a oficina exploratória Matemática Recreativa para professores e estudantes de Licenciatura em Matemática. Quanto à intervenção pedagógica foi composta por cinco tarefas a serem desenvolvidas com os licenciandos do Curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal). Contudo, da intervenção proposta, só foi aplicada a Tarefa 1. Quanto à análise da oficina, verificamos que estudantes e professores se mostraram interessados na leitura e na resolução do Problema Recreativo de forma divertida e prazerosa, promovendo um trabalho de cooperação humana, nutrido por uma ética de responsabilidade, compromisso e cuidado com o outro. Em relação à Tarefa 1 proporcionou aos licenciandos pensamentos éticos e reflexivos, pois trabalharam em um ambiente colaborativo por meio do Labor conjunto e sustentado por uma Ética Comunitária. Tais resultados indicam que a inserção de tarefas de Matemática Recreativa na formação de professores de Matemática possibilita maior dinamicidade e ludicidade nas aulas.
Abstract: This research is a study on Recreational Mathematics, and it approaches its conceptual and didactic-pedagogical aspects as well as its most frequent tasks: mathematical games, mathematical puzzles and Recreational Problems. The guiding question of the research is: which characteristics of Recreational Mathematics can be evidenced through the principles of the Theory of Objectivation, enhancing its use in the classroom? As a research objective, we proposed to investigate the theoretical-methodological contributions of the Theory of Objectification to the proposition of Recreational Mathematics tasks in the classroom. In this context, the established thesis is that Recreational Mathematics tasks, based on the Joint Labor and the Community Ethics of the Theory of Objectification, contribute to the student's mathematical formation as a citizen in a historical-cultural community. To this end, a mapping activity was carried out focusing on research in Recreational Mathematics using Theses and Dissertations produced between 1994 and 2018. This mapping contributed to the understanding of Recreational Mathematics as a methodological approach that can provide motivation, pleasure and fun, among other positive aspects. This study has a qualitative exploratory approach, uses the multimodal analysis method and is based on the Theory of Objectification. Thus, a Didactic-Pedagogical proposal was organized in the light of the Theory of Objectification, in order to present to the Mathematics graduate students the Recreational Mathematics in its most relevant aspects, both from the point of view of problem solving and pedagogical reflections. Thus, an exploratory workshop on Recreational Mathematics was developed for teachers and students of Mathematics Degree. As for the pedagogical intervention, it consisted of five tasks to be developed with the the graduates of Mathematics degree at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN/Natal). However, only Task 1 of the proposed intervention was applied. As for the workshop analysis, we found that students and teachers were interested in reading and solving the Recreational Problem in a fun and pleasurable way, promoting a work of human cooperation, nourished by the ethics of responsibility, commitment and care for others. In relation to Task 1 provided, the students with ethical and reflective thoughts, as they worked in a collaborative environment through Joint Labor and supported by a Community Ethics. Such results indicate that the insertion of Recreational Mathematics tasks in the training of Mathematics teachers allows greater dynamism and playfulness in classes.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37932
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