Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38054
Título: Fogão solar para cocção de alimentos
Título(s) alternativo(s): Solar cooker for cooking food
Autor(es): Andrade Filho, Arnaldo Eugênio de
Orientador: Souza, Luiz Guilherme Meira de
Palavras-chave: Energia solar;fogão solar;Cocção;Baixo custo;Famílias carentes
Data do documento: 14-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ANDRADE FILHO, Arnaldo Eugênio de. Fogão solar para cocção de alimentos. 2021. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Apresentam-se os processos de fabricação, montagem e operação de um fogão solar do tipo parabólico a partir de uma antena parabólica em desuso. Tal dispositivo foi produzido com materiais de baixo custo, visando sua disseminação nas famílias brasileiras, sobretudo no nordeste brasileiro, onde há uma maior disponibilidade da energia solar. São apresentados a cocção de alimentos da cultura nordestina, bem como os parâmetros de avaliação do protótipo proposto, principalmente em relação ao tempo de cozimento, São também apresentados os resultados das cocções, assim com o tempo de ebulição da água, dos alimentos e temperatura de foco na panela com intuito de demonstrar-se a viabilidade da construção e uso do fogão sustentável e de baixo custo para as famílias carentes brasileiras. O fogão solar apresentou tempos de cocção para alimentos como feijão, arroz, macarrão, macaxeira, inhame, carne e outros, competitivos com outros fogões já estudados.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38054
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FogaoSolarCoccao_AndradeFilho_2021.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.