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Título: Tecnologias para controle das emissões de NOx em motores Diesel – PROCONVE P7
Título(s) alternativo(s): Current Technologies for NOx emission control in Diesel engines – PROCONVE P7
Autor(es): Galdino, Tevenilson Gustavo de Medeiros
Orientador: Barbosa, Cleiton Rubens Formiga
Palavras-chave: Motor Diesel;NOx;Catalisador SCR;Válvula EGR;ARLA 32
Data do documento: 17-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GALDINO, Tevenilson Gustavo de Medeiros. Tecnologias para controle das emissões de NOx em motores Diesel – PROCONVE P7. 2021. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2021.
Resumo: O desenvolvimento de novos motores diesel para uso do transporte de cargas deve atender as diretrizes de eficiência, economia e sustentabilidade. Neste contexto, o controle das emissões de NOx tem se tornado cada vez mais rígido. Em 2012 o Brasil adotou o PROCONVE P7, baseado na norma EURO V, reduzindo ainda mais as emissões dos gases de exaustão (CO, HC, CO2, NOx etc.). O foco deste trabalho consiste no estudo das tecnologias de controle das emissões de NOx aplicado a motores diesel de veículos pesados. As principais tecnologias de controle das emissões de NOx são relativas ao processo de combustão da mistura de diesel e ar admitidos no cilindro do motor e os tratamentos físico-químico dos gases de exaustão. Também faz parte da pesquisa o estudo de caso que aborda a manutenção e análise de falhas dos sistemas de pós tratamento dos gases de escape de uma frota de 52 veículos com motorização diesel OM 924 LA que operam realizando o transporte de cargas na região norte e nordeste do Brasil. O estudo constatou uma alta frequência de problemas relacionados ao sensor de NOx do sistema SCR. Em menor grau, também foi identificado problemas relacionados à contaminação por óleo do ARLA 32 e ainda a cristalização deste produto nas tubulações do sistema.
Abstract: The development of new diesel engines for use in cargo transportation must meet the guidelines for efficiency, economy, and sustainability. In this context, the control of NOx emissions has become increasingly strict. In 2012, Brazil adopted the PROCONVE P7, based on the EURO V standard, further reducing exhaust gas emissions (CO, HC, CO2, NOx, etc.). The focus of this work is the study of NOx emission control technologies applied to heavy vehicle diesel engines. The main technologies for controlling NOx emissions related to the combustion process of the mixture of diesel and air admitted to the engine cylinder and the physical-chemical treatments of the exhaust gases. Also part of the research is the case study that addresses the maintenance and failure analysis of the post-combustion’s system a fleet of 52 vehicles that runs equipped with diesel engine OM 924 LA operating in cargo transport throughout the north and northeast of Brazil. In the study, a high frequency of problems was observed related to the SCR system's NOx sensor. To a lesser extent, it was also detected some problems related to oil contamination of the ARLA 32 and the crystallization of this product in the system piping were identify.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38076
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