Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39016
Título: Efeito da laserterapia sobre a proliferação de células pulpares cultivadas sobre filmes poliméricos
Autor(es): Miranda, Alyson Marlos de Oliveira
Orientador: Barboza, Carlos Augusto Galvão
Palavras-chave: Lasers;Materiais Biocompatíveis;Proliferação Celular
Data do documento: 20-Jun-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MIRANDA, Alyson Marlos de Oliveira. Efeito da laserterapia sobre a proliferação de células pulpares cultivadas sobre filmes poliméricos. 2017. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A engenharia de tecidos é uma ferramenta promissora utilizada para obter reparo funcional de diversos órgãos, com a utilização de arcabouços biocompatíveis associados a fatores celulares e teciduais. O objetivo do presente estudo foi avaliar o estímulo da laser de baixa intensidade (1 J/cm2) sobre a adesão e proliferação de células pulpares em filme de ácido poliláctico (PLA). Foram avaliados três grupos: Grupo 1 (controle) – células cultivadas sobre a superfície plástica de placas de cultivo celular; Grupo 2 – células cultivadas sobre filmes de PLA; Grupo 3 – células cultivadas sobre filmes de PLA e irradiadas com laser de diodo (InGaAIP) com comprimento de onda de 660nm e potência de 30mw, dose de 1,0 J/cm² e irradiação emitida de forma contínua. O experimento foi conduzido em triplicata com os intervalos de tempo 24 e 72h. A viabilidade e proliferação celular foram avaliadas pelo método de exclusão azul de tripan (24 e 72 h) e fotomicrografia na interface biomaterial-plástico. Os resultados mostraram proliferação celular em todos os grupos, sendo significativamente maior no grupo 3 em relação aos grupos 1 (p<0.001) e 2 (p<0.05) no intervalo de 72 horas. Esses dados sugerem que o estímulo do laser, nos parâmetros utilizados, aumenta a proliferação celular, tendo assim uso potencial para aplicações futuras na Odontologia regenerativa.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39016
Outros identificadores: 2013092694
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoCelulasPulpares_Miranda_2017.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2017.1771,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.