Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39128
Título: Estudo piloto sobre a ação de géis clareadores de consultório na sensibilidade dentária
Autor(es): Oliveira, Maria Fernanda da Silva
Palavras-chave: Clareamento dentário;Sensibilidade da dentina;Peroxido de hidrogênio;Peroxido de carbamida.
Data do documento: 19-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Maria Fernanda da Silva. Estudo piloto sobre a ação de géis clareadores de consultório na sensibilidade dentária. 2018. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Diante da alta frequência de sensibilidade dentária durante e após o clareamento dentário de consultório utilizando o peróxido de hidrogênio a 35%. Esse estudo piloto tem como objetivo avaliar, preliminarmente, a sensibilidade gerada pelo peróxido de hidrogênio em comparação ao peróxido de carbamida a 37% na técnica de clareamento de consultório. A pesquisa trata-se de um estudo piloto com 5 voluntários, nos quais foi aplicado o peróxido de hidrogênio a 35% na hemiarcada direita (n=5) e o peróxido de carbamida a 37% na hemiarcada esquerda. Em cada paciente, foram realizadas três sessões de clareamento dentário de 40 minutos, com intervalo de 7 dias entre elas. A sensibilidade foi avaliada por meio de uma escala visual analógica de dor e registrada. Através de uma análise descritiva os resultados mostraram que houve uma redução da sensibilidade na hemiarcada esquerda ao se utilizar o peróxido de carbamida a 37%. Conclui-se com o presente estudo que o uso do gel de peroxido de carbamida em clareamento de consultório, em comparação com o peróxido de hidrogênio, pode reduzir a sensibilidade dentária percebida pelos pacientes durante o tratamento clareador.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39128
Outros identificadores: 2014034499
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoPilotosClareadores_Oliveira_2018.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2018.1785,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.