Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39238
Título: Achados imagenológicos relacionados à calcificação de ateroma na artéria carótida em radiografias panorâmicas de idosos.
Autor(es): Maia, Eugênio Felipe Torres
Palavras-chave: Ateroma;Acidente Vascular Encefálico;Radiografia panorâmica;aterosclerose;Idoso
Data do documento: 22-Nov-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MAIA, Eugênio Felipe Torres. Achados imagenológicos relacionados à calcificação de ateroma na artéria carótida em radiografias panorâmicas de idosos. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A transição demográfica brasileira vem causando uma grande mudança no perfil epidemiológico da população, mostrando aumento progressivo no número de indivíduos na faixa de 60 anos ou mais. Dentre as doenças crônicas mais prevalentes nos idosos destacam-se o Acidente Vascular Encefálico (AVE), que está associada a formação de calcificações em artérias, principalmente na carótida. A presença de calcificações de ateromas em artérias carótidas podem ser visualizadas em radiografia panorâmica, permitindo o diagnóstico precoce e favorecendo um início rápido ao tratamento. Objetivo: investigar a ocorrência de CAC (Calcificação de Ateroma na Artéria Carótida) nas radiografias panorâmicas de idosos. Materiais e Métodos: foram analisadas 909 radiografias panorâmicas digitais de idosos atendidos no Serviço de Imagenologia do Departamento de Odontologia da UFRN no período de 2013 a 2016. A presença de CAC’s foi relacionada a dados clínicos dos idosos, como sexo, idade, presença de doença renal crônica e de outras calcificações na região de cabeça e pescoço. Foi feito o teste do Qui-quadrado e exato de Fisher na plataforma do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para um nível de significância de 5%. Resultados: A maioria dos idosos investigado era do sexo feminino (62,9%) e apresentaram idade média de 68 anos. Da nossa amostra, 10,34% apresentaram CAC e esta presença teve uma associação positiva com a idade. Constatou-se que 32,3% dos idosos apresentaram pelo menos um tipo de calcificação na região de cabeça e pescoço e observou-se uma associação significativa entre a presença de CAC e a presença de outras calcificações. Conclusão: A radiografia panorâmica pode auxiliar no identificação precoce da calcificação do ateroma na artéria carótida
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39238
Outros identificadores: 2013041416
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AchadosAteriaCarotida_Maia_2017.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2017.2885,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.