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Título: O inquietante feminino: desenvolvimento de design de moda conceitual
Autor(es): Bezerra, Maria Clarisse Lisboa de Medeiros
Orientador: Ribeiro, Kilder César de A.
Palavras-chave: Design de moda;conceitual
Data do documento: 9-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BEZERRA, Maria Clarisse Lisboa de Medeiros. O inquietante feminino: desenvolvimento de design de moda conceitual. Orientador: Kilder César de A. Ribeiro. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Desde o início do século XX a lógica do sistema da moda foi assumindo uma forma que girava em torno de um processo de geração de produtos novos para estações novas a cada ano. Novas tendências e o "velho versus novo" aceleram a criação de novas peças e estéticas, que é um processo mercadológico observado até hoje. Designers e estilistas acabam assumindo o papel de criadores de tendências para gerações inteiras, e essa função que em sua grande parte é um trabalho técnico e artesanal, acaba se entrelaçando com a arte em diversos pontos da história. É a partir dessa ótica do processo de arte e design aplicado à moda que esse trabalho nasce, usando métodos de diferentes autores e partindo de experimentações físicas, um conceito filosófico e abstrato resulta na criação de peças de vestuário. Foi desenvolvido um projeto conceitual de moda feminina inspiradas no texto “O Inquietante” (1919) de Sigmund Freud, complementadas por teorias feministas que tratam do corpo e da identidade feminina. Todo o processo de pesquisa, escolha de forma, silhueta, tecido, além de testes fotográficos fazem parte desse método de experimentação, e é mostrado visualmente durante todo o processo de documentação. O resultado desse processo se deu em duas peças inovadoras que referenciam o conceito abstrato diretamente, com auxílio de referências visuais que foram coletadas durante o processo de pesquisa.
Abstract: Since the beginning of the 20th century, the logic of the fashion system was taking a form that revolved around a process of generating new products for new seasons every year. New trends and the "old versus new" accelerate the creation of new pieces and aesthetics, which is a market process observed until today. Designers and stylists end up taking on the role of trend setters for entire generations, and this function, which for the most part is technical and artisan work, ends up intertwining with art at various points in history. It is from this perspective of the process of art and design applied to fashion that this work is born, using methods from different authors and starting from physical experiments, a philosophical and abstract concept results in the creation of garments. A conceptual project for women's fashion was developed, inspired by the text “The Uncanny” (1919) by Sigmund Freud, complemented by feminist theories dealing with the body and female identity. The entire research process, choice of form, silhouette, fabric, and photographic tests are part of this method of experimentation, and it is visually shown throughout the entire documentation process. The result of this process took place in two innovative pieces that directly reference the abstract concept, with the aid of visual references that were collected during the research process.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39581
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