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Título: Formação do leitor na perspectiva de uma biblioteca escolar ideal
Autor(es): Silva, Normélia Guedes da
Orientador: Freitas Neta, Antônia de
Palavras-chave: Leitura;Formação do leitor;Biblioteca;Biblioteca escolar;Bibliotecário escolar
Data do documento: 2009
Editor: Curso de Graduação em Biblioteconomia
Referência: SILVA, Normélia Guedes da. Formação do leitor na perspectiva de uma biblioteca escolar ideal. 2009. 62 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2009.
Abstract: Analisa a partir de uma revisão de literatura, as perspectivas de uma biblioteca ideal para desenvolver a formação do leitor no processo da educação formal. Aborda os percalços da leitura sob diversos tipos, aspectos ou níveis, que possibilitem a interação entre leitor e o autor, através das mensagens contidas nos textos. Descreve os critérios para se formar o leitor, identificando os tipos que estão inseridos no conceito de analfabeto, analfabeto funcional e alfabetizados. Aborda a evolução da biblioteca, enfocando a transição da condição de depositária do saber produzido para disseminadora da informação. Ressalta a biblioteca escolar brasileira considerada espaço ainda não contemplado no planejamento pedagógico da escola e o descaso sofrido por professores e alunos em decorrência desta não inclusão. Recomenda os aspectos positivos da atuação do professor, na utilização do ambiente da biblioteca, no desenvolvimento das suas atividades acadêmicas. Pressupõe as perspectivas de uma biblioteca escolar ideal, caracterizando-a tanto na ergonomia informacional, quanto a um layout adequado sob todos os aspectos, condições que possibilitam atrair o usuário quanto à acessibilidade física e informacional. Destaca a necessidade de um profissional bibliotecário sua missão no contexto escolar e seu papel de mediador das informações, ressaltando a sua co-participação no processo de formação do leitor. Corrobora a atuação do professor e o bibliotecário na condição de educadores, apontando a necessidade de um trabalho conjunto no processo de desenvolvimento do hábito de acessar a biblioteca e no desenvolvimento da prática da leitura. Conclui, mostrando que a formação do leitor escolar só será possível em sua plenitude, se houver uma ação conjunta sala de aula, biblioteca e bibliotecário, tríade considerada como recurso indispensável no dinamismo das atividades desenvolvidas como incentivo à leitura.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39645
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