Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39784
Título: Wayfinding no contexto da encontrabilidade da informação: uma análise dos ambientes informacionais do Centro de Documentação Núcleo Temático da Seca e do Semiárido da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NUT-SECA UFRN)
Autor(es): Campos, Arthur Ferreira
Orientador: Vechiato, Fernando Luiz
Palavras-chave: Wayfinding;Encontrabilidade da informação;Sujeitos informacionais;Núcleo Temático da Seca e do Semiárido - NUT-Seca
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CAMPOS, Arthur Ferreira. Wayfinding no contexto da encontrabilidade da informação: uma análise dos ambientes informacionais do Centro de Documentação Núcleo Temático da Seca e do Semiárido da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NUT-SECA UFRN). 2017. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Discorre sobre o estudo do wayfinding (orientação espacial) como atributo auxiliador para a Encontrabilidade da Informação em ambientes informacionais analógicos e digitais. Nessa perspectiva, a proposta principal desta pesquisa é analisar o Núcleo Temático da Seca e do Semiárido da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NUT-Seca UFRN). Como objetivo geral, fundamenta-se em verificar se o NUT-Seca possui elementos que facilitam o wayfinding (orientação espacial) dos seus ambientes informacionais na perspectiva dos seus usuários. Para atingir esse objetivo, definiu- se três objetivos específicos: investigar o conceito de wayfinding como atributo atrelado à encontrabilidade da informação no contexto da Ciência da Informação; analisar os ambientes informacionais do NUT-Seca para diagnóstico de possíveis problemas relacionados à orientação espacial; estudar a percepção dos usuários do NUT-Seca em relação aos mecanismos de orientação espacial. Para isso, utilizou-se, primeiramente, o método de abordagem indutivo para subsidiar a tese de que o wayfinding é uma característica instintiva dos sujeitos. Face a isso, utilizou-se de uma triangulação metodológica para analisar o NUT-Seca em relação as diretrizes de wayfinding para ambientes informacionais analógicos e digitais e, em relação as perspectivas dos sujeitos informacionais, usuários desse Centro de Documentação, utilizando-se a aplicação do questionário de caráter quantitativo e uma aplicação de tarefas juntamente com uma entrevista padronizada de caráter qualitativo. Como resultados, para o ambiente informacional analógico, considera-se que o NUT-Seca precisa chamar mais atenção da comunidade porque muitos sujeitos relataram não conhecer o Núcleo por falta de elementos que o sinalizem e que o NUT-Seca não dispõe de placas ou outros elementos localizadores consideráveis para que um sujeito o encontre; considera-se que os usuários não conseguem encontrar o Núcleo pela falta de recursos de wayfinding que pontuem onde é o NUT-Seca; considera-se que dentro do prédio, os sujeitos conseguem se localizar para uma busca informacional. No ambiente informacional digital, considera-se que há a necessidade de melhorar o mecanismo de busca porque o catálogo online, muitas vezes, remete a assuntos que não foram buscados inicialmente; considera-se que é necessário tornar a harmonia de cores condizente com a identidade do NUT-Seca; considera-se que o catálogo online precisa ser mais disseminado porque uma parcela considerável de 69% dos sujeitos envolvidos não o conhecia.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39784
Outros identificadores: 2014063300
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArthurFC_Monografia.pdfBiblioteconomia4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.