Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39815
Title: A biblioteca universitária como formadora de leitores: um estudo de caso da Biblioteca Central Zila Mamede
Authors: Fonseca, Aline Jardim da
Advisor: Davi, Maria da Conceição
Keywords: Leitor universitário;Biblioteca Universitária;Incentivo à leitura;Leitura universitária recreativa
Issue Date: 22-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FONSECA, Aline Jardim da. A biblioteca universitária como formadora de leitores: um estudo de caso da Biblioteca Central Zila Mamede. 2021. 61 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: A formação de leitor é um tema muito rico e explorado principalmente na Educação, porém, quando relacionado à Biblioteconomia, está, muitas vezes, restrito às bibliotecas escolares. O trabalho de conclusão de curso aborda o tema formação de leitor voltado para as Bibliotecas Universitárias, mais especificamente a Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva levantar a frequência com que os alunos da graduação do Campus Central da UFRN fazem uso dos livros de literatura do acervo da BCZM, levando em consideração a importância da leitura desse tipo de material para uma formação acadêmica mais rica, abrangente e ampliadora da cultura de seus usuários. O método de abordagem aplicado à pesquisa é o do tipo quantitativo, o método de procedimento utilizado foi o estudo de caso com a aplicação de questionários e quanto aos seus objetivos, a pesquisa foi descritiva. Através de pesquisa de campo do tipo quantitativa-descritiva procura-se compreender os hábitos dos usuários da unidade de informação em relação ao seu acervo literário. Conclui apontando possíveis estratégias para a dinamização do uso de livros de literatura pelos acadêmicos na perspectiva de incentivo à formação leitora dos usuários e ampliação do uso da biblioteca.
Abstract: Reader training is a fundamental and vastly explored research topic in Education; when it comes to Librarianship and Information Studies, the subject is usually explored from a school libraries' perspective. Against this backdrop, this final study sheds light on reader training in the context of university libraries, more specifically the Central Library Zila Mamede at the Federal University of Rio Grande do Norte (BCZM/UFRN). To the extent that literature books offer a rich source of information to support the development of a broader and robust academic formation, the current study aims to survey how often central campus undergraduate students consult literature books from the BCZM collection. The study applies the quantitative approach method while following the case study type of procedural method with the application of questionnaires and as for its objectives the research was descriptive. In this context, the study conducts a thorough quantitative-descriptive survey to understand the reader's behavioral pattern concerning the use of the BCZM's literary collection. It concludes by pointing out potential strategies on how to increase the frequency with which students access literature books and, therefore, how to boost reader training and expand the use of library resources.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39815
Other Identifiers: 2016005048
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABibliotecaUniversitaria_Fonseca_2021.pdf680,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.