Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39825
Título: Arquivos escolares: os primeiros passos na aplicabilidade da Tabela De Temporalidade de Documentos nas Escolas Municipais do Natal/RN
Autor(es): Batista, Maria Joseneide Araújo
Orientador: Davi, Maria da Conceição
Palavras-chave: Arquivo escolar;Tabela de Temporalidade de Documentos;Documentos escolares;Escolas Municipais do Natal/RN;School archives;Records schedule;Scholar documents;Municipal Schools in Natal/RN
Data do documento: 14-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BATISTA, Maria Joseneide Araújo. Arquivos escolares: os primeiros passos na aplicabilidade da tabela de temporalidade de documentos nas escolas municipais do Natal/RN. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: Aborda o contexto dos Arquivos Escolares, sob a perspectiva da gestão documental e em específico a perspectiva da aplicabilidade da tabela de temporalidade de documentos. Portanto, tem como objetivo geral analisar a Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. A metodologia utilizada foi de levantamento bibliográfico, por meio de revisão sistemática considerando fontes de informação tais como livros, artigos científicos e documentos oficiais bem como o uso do método indutivo, estruturalista. Para a coleta de dados foi elaborado um eletrônico questionário do tipo estruturado destinado aos profissionais que trabalham nas secretarias das Escolas Municipais de Natal/RN. Considera-se por ser o primeiro passo para que a TTD possa fazer parte da gestão documental do arquivo da escola, pois o desconhecimento sobre essa ferramenta, constatado por meio da análise das respostas dos questionários, pode desencadear um acúmulo de documentos nos arquivos escolares. Por fim, indica a importância do arquivo escolar enquanto fonte de informação de natureza singular, que serve para a tomada de decisão neste âmbito. Para além dos aspectos mencionados os arquivos escolares contêm elementos relativos à história de determinada comunidade bem como permite a o resgate da história da Educação em Natal/RN.
Abstract: The study hereby explores the context of School Archives, adopting a perspective based on the document management with focus on the applicability of Records Schedule. The main objective of this work is therefore analyzing the impacts of Records Schedule in municipal public educational system in the city of Natal (RN, Brazil). The methodology applied for the research embraces an inductive and structuralist approach and includes the bibliographic survey, based on the review of books, papers and official documents. The data gathering was concretized by means of an online structured questionnaire answered by secretaries of the mentioned schools. Spreading knowledge about the tool (one of the outcomes of this study) was identified as the initial effort to implement the Records Schedule as part of the schools’ document management. In the same sense, the lack of awareness, detected in the answers to the set of questions, can lead to excessive accumulation of archive in these institutions. As a conclusion, a good document management can be fruitful, since the school archives remain an important source of information. Besides their regular content, these documents are even capable of describing the local community’s history and culture, as well as revitalizing the history of education in Natal/RN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39825
Outros identificadores: 2013062274
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArquivosEscolaresTemporalidade_Batista_2020.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.