Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39868
Título: Usabilidade nos repositórios digitais de monografias das instituições públicas de ensino superior brasileiras
Autor(es): Sousa, Jovana Lopes
Orientador: Vechiato, Fernando Luiz
Palavras-chave: Usabilidade;Repositórios digitais;Monografia;Instituições públicas de ensino superior
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUSA, Jovana Lopes. Usabilidade nos repositórios digitais de monografias das instituições públicas de ensino superior brasileiras. 2018. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O conhecimento científico, gerado mediante o desenvolvimento da produção científica, proporciona descobertas e avanços tecnológicos que beneficiam a sociedade como um todo. Para difundir e incentivar o crescimento da produção cientifica foram criados os repositórios digitais responsáveis por armazenar, organizar, preservar e disseminar a informação científica que é produzida nas instituições de ensino e pesquisa. Tornar visível toda produção acadêmico-científica, sejam artigos, dissertações, monografias entre outros, promove o reconhecimento da instituição como produtora de conhecimento, além de preservar sua memória institucional. Produto das Tecnologias de Informação e Comunicação, os repositórios digitais necessitam de constantes avaliações de usabilidade para garantir a interação satisfatória do usuário com sua interface. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo averiguar os aspectos da usabilidade nas interfaces dos repositórios digitais que armazenam produtos de trabalho de conclusão de curso pertencentes às instituições públicas de ensino superior (IPES) brasileiras, mais especificamente as monografias. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, que visa compreender a importância da usabilidade para os repositórios digitais, bem como entender o papel da monografia como produção científica que deve estar presente nos repositórios digitais; foi efetuada a análise dos repositórios digitais que possuem trabalhos de conclusão de curso pertencentes às IPES brasileiras por meio de uma lista de verificação e recomendações; e foram propostas sugestões de soluções para os problemas de usabilidade recorrentes. Os resultados demonstraram a falta de elementos considerados necessários nas suas interfaces, desatualização dos sites, inexistência de recursos de acessibilidade, entre outros problemas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39868
Outros identificadores: 2014045090
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Usabilidade nos repositórios_Sousa_2018.pdfMonografia em Biblioteconomia3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.