Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39897
Título: Encontrabilidade da informação: avaliação das affordances dos ambientes informacionais analógico e digital da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da UFRN
Autor(es): Paiva, Brígida Felipe de
Orientador: Vechiato, Fernando Luiz
Palavras-chave: Encontrabilidade da Informação;Affordance;Ambientes Informacionais
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PAIVA, Brígida Felipe de. Encontrabilidade da informação: avaliação das affordances dos ambientes informacionais analógico e digital da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da UFRN. 2019. 60f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A informação tem aumentado em termos de quantidade e, em meio a esse caos informacional, as pessoas muitas vezes se perdem tentando sanar suas necessidades informacionais. Para auxiliar no processo de busca e recuperação de informação nos contextos institucionais nas bibliotecas universitárias, são desenvolvidos estudos no campo da Ciência da Informação, especialmente na Biblioteconomia, que favorecem com que as informações sejam apresentadas de forma que sejam encontradas mais facilmente pelos seus usuários. As affordances são consideradas pistas que fornecem possibilidades de ações e podem ser aplicadas no contexto das bibliotecas universitárias, potencializando a encontrabilidade da informação disponível. Tem-se como objetivo, portanto, avaliar as affordances nos ambientes informacionais analógico e digital da Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, avaliação esta realizada a partir do método hipotético-dedutivo, por meio de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e com a utilização da técnica observacional para a coleta de dados. Os resultados demonstram há muitas affordances que podem não ser percebidas pelos usuários e que poderiam ser melhoradas com poucas alterações, as quais são posteriormente sugeridas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39897
Outros identificadores: 2016053241
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EncontrabilidadeInformacao_Paiva_20192,95 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons