Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39942
Título: Web 2.0: sua aplicação em serviços de Bibliotecas Universitárias
Autor(es): Lima, Caaci
Orientador: Carvalho, Mônica Marques
Palavras-chave: Web 2.0;Biblioteca 2.0;Bibliotecas universitárias
Data do documento: 2009
Editor: Curso de Graduação em Biblioteconomia
Referência: LIMA, Caaci. Web 2.0: sua aplicação em serviços de Bibliotecas Universitárias. 2009. 53f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2009.
Abstract: Apresenta a aplicação das ferramentas da Web 2.0 nos serviços de bibliotecas universitárias. Descreve a evolução da sociedade em três etapas: Sociedade Agrícola, Sociedade Industrial e Sociedade da informação, focando a última e relacionando toda a sua evolução. Aponta a biblioteca universitária como um ambiente que deve fornecer informações confiáveis, com agilidade e praticidade a comunidade acadêmica. Sintetiza a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como das Redes de Comunicação. Diferencia a Web tradicional da Web 2.0, sendo esta, foco principal do desenvolvimento deste trabalho. Exemplifica os serviços disponíveis na biblioteca universitária tradicional e sugere a adaptação dos serviços disponíveis às ferramentas da plataforma Web 2.0, como também a criação de novos serviços específicos deste ambiente. Cita as terminologias biblioteca 1.0 e biblioteca 2.0, definindo-as de acordo com suas características. Aponta possíveis benefícios acarretados pelo uso da Web 2.0 em serviços de bibliotecas universitárias. Apresenta o usuário como foco principal da biblioteca 2.0, ao contrário da biblioteca universitária tradicional que prioriza o acervo. Finaliza descrevendo as características do profissional da informação predominante na biblioteca universitária tradicional e sugere uma alteração em seu comportamento para que possa enquadrar-se na realidade da biblioteca 2.0 e contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento dos usuários quanto à educação na recuperação da informação.
Descrição: Participaram da banca examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Francisca de Assis de Souza (DEBIB)
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39942
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Web2.0SuaAplicacao_Lima_2009.pdfTexto completo263,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons