Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40174
Título: Diabetes Mellitus Gestacional e o peso da criança ao nascer.
Autor(es): Padovam, Julia Curioso
Orientador: Dametto, Juliana Fernandes dos Santos
Palavras-chave: Diabetes Gestacional. Gravidez de Alto Risco. Recém-nascido.
Data do documento: 13-Nov-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PADOVAM, Julia Curioso. Diabetes Mellitus Gestacional e o peso da criança ao nascer. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O Diabetes Mellitus Gestacional é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia na gestação devido à resistência a insulina, apresentando resultados adversos à gestante, feto e ao recém-nascido, destacando-se os altos índices de complicações metabólicas e a possibilidade da presença de macrossomia na criança. O objetivo desse trabalho é analisar o peso da criança ao nascer em mulheres com Diabetes Mellitus Gestacional. A pesquisa foi do tipo caso-controle e a amostra foi composta por 51 mulheres voluntárias atendidas para o parto em duas maternidades públicas de Natal/RN, no período de agosto de 2015 a agosto de 2016. As voluntárias foram separadas em grupo controle, mulheres saudáveis (n = 26), e grupo com Diabetes Mellitus Gestacional (n = 25). A classificação do peso ao nascer foi baseada na proposta da World Health Organization (1995), e a avaliação do estado nutricional do recém-nascido (correlação do peso com idade gestacional) foi avaliado de acordo com World Health Organization (2006). Foi utilizado teste qui-quadrado e o teste t-Student, e as diferenças foram consideradas significativas quando p < 0,05. Os grupos avaliados não apresentaram diferenças significativas em relação às variáveis maternas avaliadas (p < 0,05), uma vez que não houve diferença entre o peso ao nascer dos bebês de mulheres com Diabetes Mellitus Gestacional, comparados às sem doenças.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40174
Outros identificadores: 2013086848
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiabetesMellitusgestacional_2017_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo828,05 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.