Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40179
Título: Literatura Infantil: estratégia de promoção da alimentação saudável nas escolas
Autor(es): Silva, Juliana Cavalcanti Alves Teixeira
Orientador: Morais, Célia Márcia Medeiros de
Palavras-chave: Alimentação;Promoção da Alimentação Saudável;Alimentação Escolar;Educação;Educação Infantil;Nutrição;Literatura Infantil;Educação Alimentar e Nutricional
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Juliana Cavalcanti Alves Teixeira. Literatura Infantil: estratégia de promoção da alimentação saudável nas escolas. 2017. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017
Resumo: A infância é um período marcado por intensos aprendizados e formação de conceitos. É durante essa fase que se formam os hábitos que perdurarão por toda a vida, inclusive os hábitos alimentares. Dessa forma, o ambiente escolar, mais especificamente durante a educação infantil, exerce um papel fundamental na promoção de hábitos alimentares saudáveis. Isso explica a existência de políticas públicas voltadas ao incentivo da educação alimentar e nutricional nas escolas. Neste trabalho, buscamos estudar a literatura infantil como estratégia de promoção da alimentação saudável nas escolas, por ser algo corriqueiramente presente no cotidiano desse nível educativo. Para tanto, analisamos o acervo literário de 10 escolas públicas de Natal e região metropolitana, buscando obras relacionadas aos princípios do Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas e aos 10 passos para uma alimentação saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira. Encontramos 50 obras relacionadas aos documentos supracitados, sendo passíveis de serem utilizadas em ações de educação alimentar e nutricional nas escolas. A partir delas, desenvolvemos “Animais, Avós e Crianças: um guia prático sobre o uso da literatura infantil na educação alimentar e nutricional” contendo dados sobre os livros escolhidos, bem como dicas práticas para sua utilização. Concluímos que a literatura infantil apresenta um grande potencial enquanto estratégia de educação alimentar e nutricional, devendo ser utilizada juntamente a atividades práticas, como as sugeridas no guia elaborado.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40179
Outros identificadores: 2014059120
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LiteraturaInfantilestratégia_2017_Trabalho de Conclusão de Curso2,2 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons