Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40179
Título: | Literatura Infantil: estratégia de promoção da alimentação saudável nas escolas |
Autor(es): | Silva, Juliana Cavalcanti Alves Teixeira |
Orientador: | Morais, Célia Márcia Medeiros de |
Palavras-chave: | Alimentação;Promoção da Alimentação Saudável;Alimentação Escolar;Educação;Educação Infantil;Nutrição;Literatura Infantil;Educação Alimentar e Nutricional |
Data do documento: | 18-Ago-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SILVA, Juliana Cavalcanti Alves Teixeira. Literatura Infantil: estratégia de promoção da alimentação saudável nas escolas. 2017. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017 |
Resumo: | A infância é um período marcado por intensos aprendizados e formação de conceitos. É durante essa fase que se formam os hábitos que perdurarão por toda a vida, inclusive os hábitos alimentares. Dessa forma, o ambiente escolar, mais especificamente durante a educação infantil, exerce um papel fundamental na promoção de hábitos alimentares saudáveis. Isso explica a existência de políticas públicas voltadas ao incentivo da educação alimentar e nutricional nas escolas. Neste trabalho, buscamos estudar a literatura infantil como estratégia de promoção da alimentação saudável nas escolas, por ser algo corriqueiramente presente no cotidiano desse nível educativo. Para tanto, analisamos o acervo literário de 10 escolas públicas de Natal e região metropolitana, buscando obras relacionadas aos princípios do Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas e aos 10 passos para uma alimentação saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira. Encontramos 50 obras relacionadas aos documentos supracitados, sendo passíveis de serem utilizadas em ações de educação alimentar e nutricional nas escolas. A partir delas, desenvolvemos “Animais, Avós e Crianças: um guia prático sobre o uso da literatura infantil na educação alimentar e nutricional” contendo dados sobre os livros escolhidos, bem como dicas práticas para sua utilização. Concluímos que a literatura infantil apresenta um grande potencial enquanto estratégia de educação alimentar e nutricional, devendo ser utilizada juntamente a atividades práticas, como as sugeridas no guia elaborado. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40179 |
Outros identificadores: | 2014059120 |
Aparece nas coleções: | CCS - TCC - Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LiteraturaInfantilestratégia_2017_Trabalho de Conclusão de Curso | 2,2 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons