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Título: Análise de estrutura de contenção multiancorada em areia
Autor(es): Azevedo, André Ferreira de
Orientador: Santos Jr, Olavo Francisco
Palavras-chave: Estrutura de Contenção Multiancorada;Diagrama;Fator de Segurança;Estabilidade
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AZEVEDO, André Ferreira de. Análise de estrutura de contenção multiancorada em areia. 2016. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O projeto de estruturas de contenções multiancoradas consiste na verificação de condições de segurança para as tipologias de ruptura existentes. O objetivo deste trabalho é analisar essas condições para um modelo de estrutura de contenção multiancorada em areia. Inicia-se o artigo com uma revisão teórica acerca de determinação de empuxo horizontal de terra através da teoria do empuxo de Rankine. Mais adiante, discutem-se as falhas de projeto que houveram em obras de metrô do século XIX as quais utilizavam escavações escoradas. Discute-se diagramações de empuxo para paredes de contenção com travamentos que foram propostas para evitar futuros problemas de mesma natureza. Os fatores de segurança serão calculados para os quatro diagramas propostos. Adicionalmente, utiliza-se o software Geo5 que, baseado no Método dos Elementos Finitos, fornece uma análise de deslocamentos da estrutura e verificação da estabilidade das ancoragens. Destaca-se, ao fim do artigo, uma comparação dos fatores de segurança calculados a partir das quatro diagramações propostas, os resultados de deslocamentos e verificação das ancoragens trazidos pelo software Geo5.
Abstract: The design of a multianchored retaining wall consists on the verification of safety conditions for the existing failure modes. The objective of this article is to analyze those conditions for a multi-anchored retaining wall model to be built in a sandy soil. This article begins with a theoretical review about the determination of lateral earth pressure and the Rankine theory. Furthermore, it discusses about the design failures that happened in subway construction sites during the nineteenth century, which used braced excavations. It also discusses the earth pressure diagrams acting on braced excavations and anchored retaining walls that had been proposed for avoiding future problems of the same nature. The factors of safety will be calculated for those four proposed diagrams. Additionaly, the Geo5 software has been used and, based on the Finite Element Method, provides a structural displacement analysis and the verification of anchors stability. Finally, this article highlights a comparison between the factor of safety calculated from those four different proposed diagrams, the displacement results and the anchor verifications that Geo 5 came up with.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40828
Outros identificadores: 2010046820
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil

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