Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40932
Título: Contabilidade Criativa e seus efeitos para as características da informação: estudo de caso com o banco Panamericano
Autor(es): Rodrigues, Ana Karoline Alves
Orientador: Oliveira, Atelmo Ferreira de
Palavras-chave: Fraudes;Auditoria;Contabilidade criativa
Data do documento: 5-Jul-2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: RODRIGUES, Ana Karoline Alves. Contabilidade criativa e seus efeitos para as características da informação: estudo de caso com o banco Panamericano. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Essa pesquisa busca mostrar de que forma as fraudes contábeis e gerenciais podem afetar as características qualitativas da informação contábil através do uso da ‘Contabilidade Criativa’ comumente conhecida como ‘maquiagem de balanços’. Foi feita uma análise de dados com uma empresa recentemente participante desse tipo de esquema no Brasil, o Banco Panamericano S/A, onde o caso passou a ganhar notoriedade em 2010 pelos altos índices de fraude envolvendo suas demonstrações contábeis, pondo em cheque uma das mais famosas empresas de auditoria do mundo, a Deloitte Touche Tohmatsu Ltda. Para tanto, esse estudo pode ser classificado quanto aos seus objetivos, forma de abordagem e procedimentos, respectivamente como: exploratório, qualitativo e estudo de caso. Com isso, foi realizado um exame sobre quais pontos foram mais afetados com a perda da fidedignidade e quanto à confiabilidade das demonstrações contábeis, onde começa a responsabilidade da administração e onde termina a responsabilidade do auditor, e quais as consequências trazidas pela omissão de informação relevante ou acréscimo de itens inexistentes ao balanço a curto e longo prazo, seja para a administração, a auditoria, os usuários da informação contábil e à própria organização afetada. A conclusão foi a constatação de que maquiagem de informação visando aparentar um patrimônio ilusório pode trazer diversas vantagens e fazer com que os agentes fraudadores atinjam seus objetivos de forma rápida, porém foi possível verificar a relevância da aplicação de cada característica pertinente a informação contábil durante a elaboração dos demonstrativos financeiros, onde o abandono desse zelo pela qualidade dos dados fornecidos, trouxe ao banco consequências interferindo diretamente no risco de sua continuidade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40932
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContabilidadeCriativa_Rodrigues_2012Artigo Principal592,68 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.