Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40937
Título: O impacto do impeachment da ex-presidente da República nas cotações das ações das empresas de mineração, siderurgia e metalurgia.
Autor(es): Oliveira, Cícero Elielson de Mendonça
Orientador: Silva, José Jailson da
Palavras-chave: Ações;Impeachment;Mercado de capitais
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Cícero Elielson de Mendonça. O impacto do impeachment da ex-presidente da República nas cotações das ações das empresas de mineração, siderurgia e metalurgia. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a análise do impacto do impeachment da ex- presidente da República Dilma Vana Rousseff nas cotações das ações das empresas do Setor de Materiais Básicos, Subsetores de Mineração (Segmentos de Minerais Metálicos e Minerais Não Metálicos) e Siderurgia e Metalurgia (Artefatos de Cobre, Artefatos de Ferro e Aço e Siderurgia) da BM&FBovespa. E para que tal objetivo fosse alcançado, fez-se necessária a verificação das cotações de fechamento das ações no dia 02 de dezembro de 2015 e no dia 31 de agosto de 2016, concomitantemente com a análise gráfica das variações das ações em todos os pregões, com a individualização por empresa e tipo de ação. Foram analisadas 23 ações de 14 empresas do Setor de Materiais Básicos da BM&FBovespa, sendo 04 empresas do Subsetor de Mineração, incluindo 03 do Segmento de Minerais Metálicos e 01 do Minerais Não Metálicos, e 10 do Subsetor de Siderurgia e Metalurgia, sendo 01 de Artefatos de Cobre, 04 de Artefatos de Ferro e de Aço e 05 de Siderurgia. A análise dos dados coletados deu suporte para o conhecimento sobre os movimentos do mercado em torno de grandes eventos econômicos e a especulação frente às mudanças governamentais. Desse modo, chegou-se ao resultado que o impeachment teve impacto positivo nas cotações da maioria das empresas estudadas, uma vez que das 23 ações analisadas, 18 tiveram variação positiva, sendo que as ações que compõem o Ibovespa tiveram todas elas variações positivas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40937
Outros identificadores: 2012915420
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CíceroEMO_Monografia.pdfCiências Contábeis799,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.