Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41111
Título: Evasão universitária: estudo dos fatores que influenciaram a evasão no curso de Ciências Contábeis da UFRN, no período de 2013.1 a 2017.1
Autor(es): Santos, Lucas Bezerra dos
Orientador: Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
Palavras-chave: Evasão;Fatores internos;Fatores externos;Ciências Contábeis
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Lucas Bezerra dos. Evasão universitária: estudo dos fatores que influenciaram a evasão no curso de Ciências Contábeis da UFRN, no período de 2013.1 a 2017.1. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O fenômeno da evasão é um problema que afeta financeiramente as Instituições de Ensino Superior Privadas e Públicas, e pode causar prejuízos sociais e psicológicos ao evadido. Transformando-se em um obstáculo a ser combatido pela Universidade. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que levam o discente a evadir-se do curso de Ciências Contábeis da UFRN, no período de 2013/1 e 2017/1. Para alcançá-lo, foi enviado o questionário para 293 evadidos, porém alguns se recusaram a responder e outros o e-mail era considerado inválido, deste modo foram obtidas 73 respostas. O índice de evasão foi maior entre os discentes do sexo masculino. O perfil predominante foi de alunos matriculados no período noturno, com média de idade de 29 anos, renda familiar de 1 a 2 salários mínimos, estudaram o ensino médio integralmente em escolas públicas e exerciam atividade remunerada não relacionada com o curso. O principal motivo de escolha pelo curso foi acreditar que tinha afinidade com o curso e mercado de trabalho atraente. Constatou-se que os motivos para evasão dos alunos são em sua maioria fatores externos, como a dedicação ao Exame Nacional de Ensino Médio ou a outro curso de graduação e ao sentimento de que não irá se sentir bem na profissão. Entre fatores internos, é apontado a deficiência didática dos professores e a falta de orientação no início do curso. Diante dos resultados obtidos é necessária uma mudança de políticas educacionais voltadas para a integração e acompanhamento dos ingressantes e para a retenção de alunos propensos a evadirem-se.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41111
Outros identificadores: 2013092809
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasBS_Monografia.pdfCiências Contábeis423,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.