Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41122
Título: Contabilidade como instrumento de gerenciamento numa instituição sem fins-lucrativos: um estudo de caso no Instituto Juvino Barreto
Autor(es): Tavares Neto, Ovídio
Orientador: Holanda, Victor Branco de
Palavras-chave: Instituto Juvino Barreto;Contabilidade;Gerenciamento
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: TAVERES NETO, Ovídio. Contabilidade como instrumento de gerenciamento numa instituição sem fins-lucrativos: um estudo de caso no Instituto Juvino Barreto. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A presente pesquisa acadêmica busca analisar a contabilidade como instrumento de gerenciamento numa instituição sem fins-lucrativo, com um estudo de caso no Instituto Juvino Barreto, situado em Natal/RN. A metodologia desenvolvida foi uma pesquisa de trabalho de campo, com aplicação de questionário aberto e fechado, com cunho qualitativo descritivo e de revisão bibliográfica.Como resultado constatou-se que na Instituição filantrópica pesquisada o papel da contabilidade é fundamental para manter o equilíbrio orçamentário-financeiro. Conclui-se que a contabilidade, realizada de forma transparente e eficiente, poderá contribuir de forma eficaz para a tomada de decisões administrativas, pela gerência da entidade. A contribuição obtida, por meio desta pesquisa acadêmica, foi a necessidade de uma melhor sintonia entre a administração da entidade e o setor contábil, pois desse modo, a entidade será gerida de forma mais eficiente.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41122
Outros identificadores: 2009010132
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OvídioTN_Monografia.pdfCiências Contábeis379,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.