Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41206
Título: Análises da condição financeira das capitais brasileiras, no período de 2015 a 2018
Autor(es): Meirelles, Matheus Abdon
Orientador: Silva, Maurício Corrêa da
Palavras-chave: Federalismo fiscal;Condição financeira;Teoria da Agência;Setor público;Fiscal federalism;Financial condition;Agency Theory;Public sector
Data do documento: 2-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEIRELLES, Matheus Abdon. Análises da condição financeira das capitais brasileiras, no período de 2015 a 2018. 2009. 64f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: A condição financeira dos governos é um constructo conceitual difícil de ser mensurado isoladamente, visto que para compreender uma determinada realidade financeira é preciso conhecer vários fatores. A condição financeira dos governos sofre, ao mesmo tempo, influência de fatores externos e internos ao próprio ente estatal, tais como receitas, despesas, práticas fiscais, cultura política local, pressão por gastos, legislação, demografia, economia nacional e externa etc. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a situação da condição financeira das capitais brasileiras, no período de 2015 a 2018. Para a execução, foram utilizados dados das demonstrações contábeis e fiscais: Balanço Patrimonial 􏰁 BP; Balanço Orçamentário 􏰁 BO; Relatório de Gestão Fiscal- RGF e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO com base no modelo de Brown (1993). Os resultados demonstraram, no período de 2015 a 2018, que as capitais de Curitiba (Grupo 1); Porto Alegre (Grupo 2); Aracaju (Grupo 3) e Palmas (Grupo 4) foram as que apresentaram as melhores condições financeiras. As piores foram São Luís e Macapá. As capitais foram analisadas por grupos. Grupo 1: Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba e Recife; Grupo 2: Goiânia, Belém, Porto Alegre, São Luís, Maceió e Campo Grande; Grupo 3: Natal, Teresina, João Pessoa, Aracaju, Cuiabá e Porto Velho; e Grupo 4: Macapá, Florianópolis, Rio Branco, Boa Vista, Vitória e Palmas. As capitais São Paulo e Rio de Janeiro foram analisadas de forma separada e esta última também está situada entre as piores. As contribuições deste estudo alcançam os cidadãos, na medida que os resultados e as conclusões podem ser utilizados para encurtar a assimetria informacional sobre a gestão pública.
Abstract: The financial condition of governments is a conceptual construct that is difficult to measure individually, since to understand a certain financial reality, it is necessary to know several factors. The financial condition of governments is, at the same time, influenced by factors external and internal to the state entity itself, such as revenues, expenses, fiscal practices, local political culture, pressure for spending, legislation, demography, national and foreign economies, etc. This research aims to analyze the situation of the financial condition of the Brazilian capitals, in the period from 2015 to 2018. For the execution, data from the accounting and tax statements were used: Balance Sheet - BP; Budget Balance - BO; Fiscal Management Report - RGF and the Summary Report on Budget Execution - RREO based on the Brown model (1993). The results showed, in the period from 2015 to 2018, that the capitals of Curitiba (Group 1); Porto Alegre (Group 2); Aracaju (Group 3) and Palmas (Group 4) had the best financial conditions. The worst were São Luís and Macapá. Capitals were analyzed by groups. Group 1: Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba and Recife; Group 2: Goiânia, Belém, Porto Alegre, São Luís, Maceió and Campo Grande; Group 3: Natal, Teresina, João Pessoa, Aracaju, Cuiabá and Porto Velho; and Group 4: Macapá, Florianópolis, Rio Branco, Boa Vista, Vitória and Palmas. The capitals São Paulo and Rio de Janeiro were analyzed separately and the latter is also among the worst. The contributions of this study reach citizens, as the results and conclusions can be used to shorten the information asymmetry about public management.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41206
Outros identificadores: 2015032031
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnalisesDaCondicaoFinanceira_Meirelles_2020.pdfMonografia1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons