Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41852
Título: O Papel do pedagogo enquanto coordenador pedagógico na escola pública
Autor(es): Varela, Léia Suênia
Orientador: Lima, Bruno de Oliveira
Palavras-chave: Pedagogo;Transformação;Escola;Pedagogist;Transformation;School
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: VARELA, Léia Suênia. O Papel do pedagogo enquanto coordenador pedagógico na escola pública. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O principal objetivo desse trabalho é compreender a função do pedagogo no interior da escola pública. A problemática abordada questiona a ausência de uma formação “critica” e “científica” na formação dos pedagogos nas universidades. Quanto à abordagem, optou-se por uma análise teórica, ancorada nos seguintes procedimentos: Pesquisa bibliográfica a partir da revisão de literatura sob a temática abrangendo enciclopédias, coleções, livros, artigos, revistas e jornais on-line, retirados de bibliotecas digitais, enquanto a pesquisa documental valeu-se de informações colhidas de trabalhos públicos e privados. Verifica-se então que a função do pedagogo enquanto coordenador escolar é o de assessorar pedagogicamente o professor no planejamento, e, assim melhorar sua prática pedagógica, no processo avaliativo isso é mediar, ajudar, articular e transformar a prática educativa junto aos professores.
Abstract: The main objective of this work is to understand the role of the pedagogue within the public school. The problem addressed questions the absence of a "critical" and "scientific" training in the training of pedagogues in universities. Regarding the approach, we opted for a theoretical analysis, anchored in the following procedures: Bibliographic research from the literature review under the theme covering encyclopedias, collections, books, articles, magazines and online journals, taken from digital libraries, while documentary research was based on information gathered from public and private works. It turns out that the role of the pedagogue as a school coordinator is to advise the teacher pedagogically in planning, and thus improve their pedagogical practice, in the evaluation process this is to mediate, help, articulate and transform the educational practice with teachers.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41852
Outros identificadores: 2014009752
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Papel do pedagogo_Artigo_2017.pdf196,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.