Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41864
Título: As metodologias ativas como potencializadoras do processo de aprendizagem e da promoção do protagonismo juvenil
Autor(es): Lopes, Daliany Merelly Melo do Nascimento
Orientador: Santos, Luiz Antonio da Silva dos
Palavras-chave: Metodologia tradicional de ensino.;Metodologia ativa de aprendizagem.;Processo de ensino-aprendizagem.
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LOPES, Daliany Merelly Melo do Nascimento. As metodologias ativas como potencializadoras do processo de aprendizagem e da promoção do protagonismo juvenil. 2019. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Assu/RN, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve revisão bibliográfica acerca da metodologia tradicional de ensino e das metodologias ativas de aprendizagem, partindo de uma análise em obras de autores como: Berbel (2011), Bastos (2006), Freire (2015), Pereira (2012), Oliveira (2010) entre outros, que discutem a temática. Esta pesquisa é qualitativa e de cunho bibliográfico, organizada através da análise e interpretação de textos que discutem sobre o tema aqui proposto. O ensino tradicional vem perdendo espaço entre as práticas pedagógicas direcionadas para o processo de ensino e aprendizagem, onde o professor é o centro do processo de ensino-aprendizagem, e o aluno é a parte passiva do processo. As metodologias ativas de aprendizagem trazem uma proposta formativa diferente, promovendo a autonomia do aluno. Os estudos apontaram que os métodos ativos proporcionam liberdade para o aluno, colocando-o como protagonista em sala de aula, por meio de uma aprendizagem baseada em problemas, projetos, como também no ensino híbrido, que une a modalidade de ensino presencial com o ensino virtual. As metodologias ativas de ensino são potencializadoras no processo de aprendizagem e da promoção do protagonismo juvenil, oportunizando autonomia intelectual dos alunos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41864
Outros identificadores: 2014007366
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MetodologiasProcessoAprendizagem_Lopes_2019.pdfAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADORAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DA PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL558,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.