Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41872
Título: Importância da leitura prazerosa na Educação Infantil: o encantamento do Era Uma Vez...
Autor(es): Sabino Neta, Francisca Valdira
Orientador: Câmara, Maria da Dôres da Silva Timóteo da
Palavras-chave: Leitura;Prazer em Ler;Educação Infantil;Reading;Nursery school;Pleasure to Read
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SABINO NETA, Francisca Valdira. Importância da leitura prazerosa na Educação Infantil: o encantamento do Era Uma Vez... 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Martins, 2016.
Resumo: Este estudo apresenta uma análise das vivências da leitura na Educação Infantil como instrumento de aprendizagem, que provoca o encantamento e prazer, levando a sensibilização ao aluno, proporcionando que este se sinta produtor inserido na história contada. O estudo busca a reflexão acerca da importância da prática da leitura na primeira infância, como incentivadora da aprendizagem na Educação Infantil. Mostra que a vivência do prazer da leitura deve-se iniciar em casa e se aperfeiçoar na escola com instrumentos variados, motivadores da sensibilidade que estimulem e proporcione o gosto e o desejo da leitura. O artigo traz principalmente uma análise acerca da importância da leitura exerce no desenvolvimento das crianças de zero a seis anos de idade. Apresenta a leitura como prática pedagógica que desenvolve a forma da criança ver a si mesma, o outro e o mundo. A pesquisa expõe sugestões de métodos e estratégias que poderão ser utilizadas pelo professor no processo de incentivo a formação de futuros leitores. Neste artigo usou-se a pesquisa bibliográfica, na qual, tece um diálogo entre autores que estudam sobre o tema em questão assim como a pesquisa de campo, que foi realizada com professores que atuam na Educação Infantil. Através da pesquisa, concluiu-se que a leitura é instrumento fundamental e necessário nas salas de aulas de Educação Infantil. Além disso, foi possível perceber que os professores utilizam em sua rotina de momentos leitores, porém, apesar de saberem da importância que esta tem, utilizam de poucos métodos e estratégias na contação de histórias o que poderá tornar este momento repetitivo, e consequentemente não será desenvolvido na criança o encantamento pela leitura.
Abstract: This study mainly presents an analysis of reading experiences in nursery school as a learning instrument that besides causing the incantation and pleasure, leading raising awareness to the student affording him to feel producer inserted into the told story. The article seeks the reflection about the importance of reading practice in in early childhood, as supportive learning in nursery education. It shows that the experience of the pleasure of reading should start at home and improving at the school with diverse instruments, motivators of the sensitivity that stimulate and provide the taste and reading desire. The article offers an analysis about the importance of reading exerts in the development of skills and competencies to children aged zero to six years old. Presents the reading as a pedagogical practice that develops the form of the child to see herself, others and the world. The work presents suggestions of methods and strategies that may be used by the teacher in the process of encouraging the formation of future readers. In this article was used the bibliographic research in which weaves a dialogue between authors who study about the subject in question as well as field research, which was conducted with teachers who work in nursery school. Through the research, it was concluded that reading is fundamental tool and necessary in the nursery school classroom. Moreover, it was observed that the teachers use in their readers times routine, however, although they know the importance that it has, use a few methods and strategies in story telling which could make this repetitive time, and consequently will not be developed in the child the fascination for reading.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41872
Outros identificadores: 2012030679
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImportânciaDaLeituraPrazerosa_Artigo_2016.pdf550,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons