Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41911
Title: Contribuições da música infantil para o desenvolvimento e aquisição da linguagem oral.
Authors: Hortencio, Maria do Socorro
Advisor: Freitas, Alessandra Cardoso de
Keywords: Criança;Música;Educação Infantil;Child;Music;Child Education
Issue Date: 1-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: HORTÊNCIO, Maria do Socorro. Contribuições da música infantil para o desenvolvimento e aquisição da linguagem oral. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Este trabalho monográfico versa sobre a relação entre a criança e a música. Ao refletir sobre este tema, objetivamos investigar a importância da música na educação escolar da criança. A proposição dessa reflexão nos faz considerar como objetivos específicos: refletir sobre a presença da música como linguagem (traçando uma breve trajetória dos seus usos ao longo da história); e explicitar a importância da música para o desenvolvimento da criança, com destaque para o trabalho pedagógico na educação infantil. Esses objetivos nos conduziram ao desenvolvimento de uma pesquisa de natureza bibliográfica, articulando os estudos na área de psicologia, sobre o desenvolvimento da criança e artes, particularmente os que relacionam música e educação. As articulações destes estudos apontam para a compreensão da música como linguagem que favorece o desenvolvimento de outras linguagens, articuladas aos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Além disso, evidenciam a relevância de se abordar a música em uma perspectiva formativa, tornando a criança um ser sensível ao apelo musical.
Abstract: The monographic work deals with the relation between the child and the music. In reflecting on this theme aimed to investigate the importance of music in a child’s education. The reflection proposition makes us consider as specific objectives: think over the presence of music as language; tracing a brief trajectory of its uses throughout history; explain the importance of music for children’s development, highlighting the pedagogical work in early childhood education. These objetives led us to develop a bibliographical research and linking studies in psychology on child development, and arts, particularly those related music and education. Reflections articulating these studies point to the understanding of music as language that favors the development of other languages, linked to different aspects of child development. Also show the importance of addressing the music in a formative perspective, making the child a being sensitive to musical appeal.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41911
Other Identifiers: 2012032870
Appears in Collections:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuiçõesDaMúsicaInfantil_Monografia_2016.pdf382,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons