Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42153
Título: Educação do campo no município de Jucurutu/RN, um estudo de caso na comunidade Boi Selado
Autor(es): Souza Neto, José de
Orientador: Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos
Palavras-chave: Educação do Campo;Políticas Públicas Educacionais;Legislação
Data do documento: 9-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA NETO, José Neto. Educação do campo no município de Jucurutu/RN, um estudo de caso na comunidade Boi Selado.2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a Educação do Campo na Comunidade Boi Selado, no município de Jucurutu/RN, como política pública educacional para os povos do campo. Para a realização da pesquisa, foi necessária uma revisão na literatura relativa às políticas educacionais para os camponeses, a partir do século XX, com base na legislação brasileira. Nesse sentido, o trabalho referendou-se nas contribuições de vários autores que abordam a temática educação do campo, como podemos citar Alentejano(2013), Arroyo(2006), Azevedo(2006) Beltrame (2011) e Caldart(2011). Ainda como procedimento teórico-metodológico para a realização da pesquisa, recorreu-se à análise documental da legislação educacional brasileira e dos documentos que compõem o arquivo da Secretaria Municipal de Educação de Jucurutu/RN. No intuito de enriquecer cada vez mais a pesquisa, e buscar mais conhecimentos sobre as percepções sobre a educação do campo no município, foi realizada uma pesquisa de campo, através de questionário com professores, para entender o funcionamento da estratégia no município e a sua contribuição para a melhoria do ensino das Escolas do Campo. A partir dos dados coletados e da análise realizada por meio de autores que abordam a temática, percebe-se que a Educação do Campo precisa ser compreendida por todos os agentes que fazem a educação e deve ser trabalhada para os cidadãos que vivem no e do campo, sem deixar à margem a construção de sua identidade e autonomia
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42153
Outros identificadores: 2012050205
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducaçãoCampoMunicípioJucurutuRN_Artigo_2016.pdf364,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.